skip to Main Content

Porque fazer o hand-stripping em terriers?

Porque Fazer O Hand-stripping Em Terriers?

PRIMEIRAMENTE, ENTENDA A PELAGEM DO WESTIE

Você já deve ter percebido que os pêlos dos cães diferem entre si, dependendo da raça.  Algumas raças, principalmente os terriers de pelo duro ou pelo-aramado, possuem pelagem dupla, ou seja, constituída de pêlo (primário) e sub-pêlo (secundário).

ilustração do foliculo piloso do cão com pelo duro e pelo lanoso

Nos westie os pêlos primários compõe o revestimento de arame da pelagem. Como vimos no diagrama acima, o folículo se constitui de pelo primário que dá a textura grossa à pelagem. Para cada pelo primário, temos uma série de fios secudários, mais finos e lanosos. Ambos “vivem” fincados no mesmo folículo.

Mas o que é o hand-stripping?

A pelagem de cães de pelo duro se renova quando esse pelo envelhece e cai. Isso ocorre umas 2 vezes por ano. Após esse ciclo, um novo pelo duro nasce no local e assim a pelagem é naturalmente renovada. 

Na natureza muitos animais trocam sua pelagem simplesmente perdendo a pelagem “velha”. Mas, como eles fazem isso? Principalmente se escovam contra os galhos mais baixos de arbustos e árvores, e assim, conseguem arrancar os pêlos primários pela raiz dando passagem para o próximo ciclo de pêlos.

Mas hoje, as tosas são feitas por especialistas que também interferiram no formato padrão da pelagem. No caso dos westies, o formato atual da tosa, com cabeça cheia e o pescoço mais evidente foi introduzido nas exposições da raça por volta dos anos 40. Não podemos negar que eles ficaram mais elegantes, não é mesmo?

ilustração da tosa oficial dos westies em hand-stripping

Mas, temos duas maneiras de chegar ao formato proposto acima:

  1. Fazendo o hand-stripping: que extrai a pelagem morta. O pelo duro é arrancado pela raiz dando lugar à outro pelo novo, igualmente duro. Esse processo é a tosa padrão, ou seja, a tosa oficial da raça. Em inglês usou-se o termo strip que significa retirar, despir, desnudar e assim podemos dizer que seria “retirado à mão”.
  2. Utilizando a máquina de tosa: nesse caso haverá o corte do pelo ao invés da extração. Ele não será renovado por um pelo duro. Com o tempo, o uso da máquina de tosa amolece todos o pelos tornando a pelagem mais lanosa. Por isso, esse método não é considerado o método padrão de tosa. 

A maioria dos criadores de westie aconselham o hand-stripping como método correto de tosar os cães de pelo duro, pois, com esse método estaríamos simplesmente ajudando a remover os pelos primários já velhos e prestes a cair. O processo de hand-stripping pode ser feito de várias formas:

  • Hand-Stripping com facas: nesse caso, para a extração dos pelos são utilizadas ferramentas próprias, que se parecem com pequenas facas. Como podemos ver abaixo as faquinhas são um apoio. Com elas podemos fazer a extração do pelo. Há várias graduações para as facas de hand, desde o modelo fine (fino) até o modelo coarse (grosseiro).

ilustração do método de hand-stripping feito com facas de hand-stripping

  • Plucking: chamamos quando a técnica feita com os dedos em pinça. É ideal para pessoas inexperientes e para cães que nunca foram “stripados” como os filhotes.

ilustração da técnica de puckling para hand-stripping

Outras ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar a extração dos pelos:

  1. ferramentas “deshadding“, que auxiliam o trabalho, eliminando principalmente os sub-pelos, e
  2. pedra pomes que também auxiliar a extração dos pelos.

 

ferramentas para tosa em hand-stripping

O procedimento correto para a tosa seja confortável é esperar que o pelo alcance uns 4cm. Nesta fase será extraído com facilidade, como se estivesse “frouxo” e poderá ser arrancado. Assim, seu cão nem sentirá o “puxar” do pelo. Os pelos extraídos crescerão mais duros. Após 3 semanas, o cão poderá fazer uma nova sessão de tosa pois os extraídos na sessão anterior já estarão crescidos. Essa segunda sessão destina-se à limpeza dos pelos que restaram da sessão anterior. 

Mas lembre-se: com a utilização da máquina de tosa o pelo ficará mais fino e lanoso, já que vai ser cortado e não extraido. O corte promove um adensamento da pelagem, ou seja, aumento da quantidade de pelo lanoso em cada folículo. Com a tosa por máquina, uma série de problemas poderão acontecer:

  1. O pelo ficará mais fino, mais cheio e com a cor mais branca.
  2. A pelagem secundária irá aumentar em quantidade em cada folículo.
  3. A pelagem mais farta poderá causar acnes na pele, sem motivo de doenças aparente. Essas acnes, podem gerar problemas de pele.

Segundo o Dr. Ranken, médico veterinário, o grooming incorreto das raças terriers é a causa mais comum do início dos problemas de pele. Segundo ele, o micro clima normal da pele adjacente fica alterado com o excesso de pelo. Por isso, o hand stripping não é um procedimento reservado apenas para os cães de exposição, mais sim para todos os cães de pelo duro.

Portanto é necessário desmistificar a idéia de que o stripping é uma “depilação desnecessária”. A pelagem dos terries é naturalmente preparada para o processo de reciclagem de pelos. Se feito com cuidado, a técnica auxilia no microclima da pele e na renovação da pelagem.

Esse post tem 12 comentários
  1. Tive a oportunidade de aprender a tecnica de handle Stripping, mas infelismente os proprietarios da raça tem dificuldades de entender a tecnica a ser aplicada em seu Pet. Muitas vezes temos que convence-los, pois essa tecnica e um tanto cara para ser feita.

  2. Boa tarde, Andreia!

    Eu estou ganhando um Schanuzer que chega em casa esses dias, e vendo nesse artigo que o stripping é algo essencial para a saúde do animal (fora que a pelagem fica muito mais bela). Na minha cidade ainda não achei quem faça. Há criadores que fazem apenas nos seus, que indicaram tosadores que tentei o contato mas não obtive resposta. Então, inspirado na sua história, estou pensando em aprender eu mesmo a tosar. Vi que você oferece um curso. Qual cidade ele é ministrado?

  3. Bom dia
    Existe algum produto que passa na pelagem da cabeça do Westie para ele ficar armado? sei que usa-se uma técnica de desfiar a pelagem, mas creio q deve ser usado algum produto junto.
    Desde ja agradeço a atenção

  4. Boa Tarde,

    Estou com um filhote de Dachshund pelo duro e gostaria de saber onde consigo aprender a tecnica? Pretendo fazer a tosa em casa mesmo já que na região do abc não conheço nenhum lugar que faça o hand-stripping. Há algum curso e local para compra do material?

  5. Hand-stripping é muito caro. Se não fossem as tosas com máquinas, determinadas raças apenas pouquíssimas pessoas poderiam ter. Diminuiria muito o número de canil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend