skip to Main Content
westie-terrier-feliz
Temperamento do Westie

Qual palavra que define um Westie? Pergunte a quem possui um e você ouvirá: diversão!

Westie, na maioria, são cães cheios de energia, vitalidade e possuem certa dose de independência – que muitas vezes é confundida com desobediência.

Mas posso explicar: o Westie é um cão que foi desenvolvido pra caçar, seguir farejando o chão, independente de seu mestre. Levava o dono ao local da presa, cavando quando necessário para tirá-la da toca. Para isso, era necessário que fossem independentes e hoje, até levam a fama de teimosos por causa disso!

Porém, Westies só tiram vantagens das pessoas sem experiência com cães e claro, as que não querem adquirir nenhum conhecimento sobre o comportamento canino. É importante que as pessoas que procuram por um Westie entendam suas características e aptidões, antes de decidir viver com um!

Devem saber que eles trocarão qualquer companhia por uma boa caçada. E quando estão em foco procurando uma presa, raramente irão obedecer a uma ordem de “pare” (não importa sua entonação vocal, muito menos o volume da sua voz)!

Por isso, nunca confie um passeio sem coleira à um terrier – pois eles sempre serão propensos a disparar, ignorando os gritos frenéticos de seu dono e, só voltam depois que tudo é executado. Mesmo que você fique com aquela cara de maluco ensandecido, gritando em pleno parque cheio de pessoas e crianças. Por isso que, ou você aprender a dar comando ao seu Westie ou será fatalmente comandado por ele.

Caso não tenha nenhuma habilidade com a criação de cães, considere a leitura de livros de adestramento ou contrate um profissional para ensiná-lo a manter o seu terrier educado. O estudo do comportamento canino evoluiu muito nos últimos anos – acredite: o reforço positivo faz mais milagres do que pode imaginar sua vã consciência.

No geral, quando falamos de um temperamento dinâmico de um terrier, precisamos considerar que são cães que latem, gostam de perseguir, são animados, mandões, às vezes mal-humorados, emburrados, briguentos, inteligentes, independentes, teimosos, persistentes, impulsivos, ou seja, IN-TEN-SOS. Se você não tolera cães hiperativos, provavelmente não se adaptará a um Westie.

Treinamento

O Westie é tudo o que um terrier foi projetado para ser. Corajoso, resistente e enérgico. Ele precisa de passeios diários e sessões interativas com seu dono, porém, é mais fácil de manter e mais amigável do que outros terriers. Ele se adapta a qualquer casa, onde sempre será um participante pleno e intrometido.

Nos dois primeiros anos, o nível de energia é bem alto, e nesta fase são extremamente brincalhões e espirituosos. Fazem qualquer coisa por uma boa sessão de brincadeiras e tentam agradar seu dono a todo custo. Esta é a melhor fase para ensinar comandos e começar o adestramento de obediência e higiene.

Mas, mesmo com essa “mente própria”, o Westie é muito mais favorável ao treinamento que a maioria dos terriers. Desde cedo deve ser ensinado com rigor, para que ele não se ache o governante do mundo (confesso que eles já vem dotados de um chip de fábrica que os faz achar que sempre são os reis do pedaço).

Auto Estima

Westies são cães cheios de autoestima e isso quer dizer que são corajosos e destemidos. Eles não possuem a menor ideia de seus 28 cm de altura e poderão desafiar os humanos e animais maiores do que seu porte físico a qualquer momento. Muitas vezes esse é o fator engraçado da convivência, pois eles irão se comportar de igual pra igual com cães com o triplo do seu tamanho e peso.

Essa independência toda pode ser irritante para algumas pessoas sem experiência com cães. Gera frustrações e geralmente elas não sabem como agir! Para evitar esses confrontos, um Westie deve ser socializado desde a tenra idade.

Um cão para toda família

Apesar de suas características de caça, o Westie é um cão que se adapta a qualquer ambiente. A prioridade número um para um Westie dentro de casa é estar perto do seu dono. Ele sempre vai estar ao seu lado, deitado aos seus pés. Adoram apoiar o queixo em enquanto descansam e não é raro ele escolher o pé do dono para isso. Aliás, é bom deixar um travesseirinho na sua cama para que ele apoie o queixo.

Apesar de gostarem de estar no mesmo ambiente que seu dono, um Westie não é um cão grudento e não exige colo. Se você procura um cão de colo, definitivamente um Westie não será o seu cão! Westies pedem colo, basicamente, uma vez ao dia e não exigem nada mais que 15 minutos. E mais, não toleram serem abraçados e apertados em demasia.

Crianças

A irresistível aparência do Westie é inegável. Se um adulto se sente atraído, uma criança se sentirá atraída dez vezes mais!

Um Westie é como um imã para as crianças. Mas, quando não é bem socializado e acostumado com elas, ele poderá demonstrar sua impaciência. Nunca permita que uma criança provoque um Westie, principalmente se ela for pequena e ele não estiver totalmente socializado com ela.

É natural que as crianças tenham um comportamento agressivo do ponto de vista do cão. Ações como: espremer as orelhas, puxar os bigodes e pisar sem querer nas patas deles poderão desencadear intolerância em qualquer terrier.

Como eu já disse, eles possuem um comportamento de matilha bem presente e característico e numa matilha há uma hierarquia muito bem definida. Assim, devido ao tamanho, é provável que considerem as crianças abaixo dos adultos em ordem de importância hierárquica e assim, não manterão respeito.

Westies latem muito?

Vamos lembrar que Westies foram criados para caçar, ou seja, eles foram treinados para avisar quando achavam a presa. Naturalmente eles possuem essa característica embutida em sua genética – Westies são cães que estão sempre alerta.

Portando, não haverá um Westie silencioso! Além de latirem pra tudo com certo grau de facilidade, eles ainda vocalizam! Alguns vocalizam mais que outros e se encorajados a expressar sua opinião poderão inclusive interferir nas conversas humanas. Por isso não encoraje seu Westie a vocalizar – nem sempre você vai querer um cachorro opinando nas suas conversas não é mesmo?

Se você mora em apartamento e precisa sair pra trabalhar, tenha certeza que a cada barulho do seu vizinho seu Westie vai latir. Resultado? Vizinhos chateados! Não que você não possa ter um Westie morando em apartamento, mas seria de bom tom que você o ensinasse a latir sob comando – com um bom profissional rapidamente você terá resultado positivo.

Se você não tolera latidos e se imagina dividindo seu espaço com um cão silencioso, com certeza o Westie vai te deixar frustrado! Mas se você mora em uma casa, possui vizinhos flexíveis, poderá tirar muito proveito da atitude alerta de seu Westie. Ele vai dar conta de tudo e de todos – principalmente dos ratos e outros bichos indesejáveis.

Exercícios

O Westie é um cão ativo e que sempre adora passear! Um Westie saudável ficará bem com duas ou três caminhadas curtas ou uma caminhada longa por dia, no mínimo 3 vezes por semana. Aliás, caminhar fará bem pra você também, pense nisso!

O exercício gastará a energia de seu cão e evitará que ele faça algazarra na sua casa. Alguns Westies são mais ativos do que outros – com esses, o exercício deve ser constante para evitar aborrecimentos. 100% dos proprietários me perguntam por que seu Westie destrói tudo dentro de casa, declararam que nunca passeiam com seu Westie quando eu os questionei sobre isso. Portando se você não quer ter sua casa e coisas destruídas, e quer ter um Westie, prepare-se para os exercícios.

Se você tem acesso a um lugar seguro próximo à sua casa, tal como uma praça ou terreno cercado, poderá levar o brinquedo favorito do seu Westie para aumentar o nível de gasto de energia. Alguns Westies adoram brincar de buscar brinquedos! Mas lembre-se, nunca permita que seu cão fique solto sem coleira em uma área sem cercas, ele poderá avistar um gato ou rato do outro lado da rua e seguir seu instinto caçador.

Um buraco até a China

Antes de adquirir um Westie, você deve considerar outro comportamento típico de um terrier.

Aliás, você já sabe que terrier vem do latim: TERRA! Eles AMAM terra! Adoram cavar! Se você tem um quintal apenas protegido por gradis metálicos, considere a possibilidade de um túnel de escape ser aberto!

Pra quem mora num lugar menor, sem área de terra, uma pequena piscina infantil plástica cheia de areia, recheada de brinquedos valiosos é como uma ilha do tesouro para um Westie. Isso será suficiente para saciar a sede de cavar de um filhote.

O mundo com um Westie é uma diversão. Sua energia, sua pelagem exuberante e seu espírito independente, farão você dar boas risadas. Geralmente quem tem um Westie sempre achará maravilhosa a ideia de ter mais um. Para um Westie lover nenhuma raça vai preencher este espaço.

Send this to a friend