skip to Main Content

Westie macho ou fêmea?

Uma das primeiras decisões que a maioria das pessoas toma quando querem um cão de estimação, independentemente da raça, é determinar se ele será um macho ou fêmea.

Existem certas características que podem nortear essa escolha, mas antes de qualquer decisão, um ponto a ser pensado é se você pretende castrar o seu cão e com que idade isso será feito, pois esse procedimento interferirá no comportamento dele(a).

É claro que algumas características ainda vão persistir, mesmo após o procedimento, porém de modo não pronunciado. Aqui no canil aconselhamos a castração de machos e fêmeas de companhia entre 7 e 8 meses de idade.

Machos

A característica mais óbvia do macho é a compleição física: eles são maiores que as fêmeas da mesma raça, são mais pesados, mais musculosas, às vezes mais altos, embora isso só seja preocupante nas raças de grande porte.

flor rindo

No Westie, geralmente a diferença de tamanho será apenas poucos centímetros na altura, porém, ela é substancial no peso – em média, machos pesam 1 a 1,5kg a mais que a fêmeas.

Machos inteiros são difíceis de manejar se houver uma fêmea no cio por perto – eles farejam um cio mesmo na casa do vizinho, e alguns ficam sem se alimentar e tentam fugir a qualquer custo.

Westies machos, muitas vezes se vinculam de forma mais estreita com uma pessoa da casa, enquanto que uma fêmea tende se vincular a várias pessoas ao mesmo tempo. Isso é particularmente importante nos períodos de adestramento, pois com um cão vinculado à várias pessoas, todos da casa precisam estar cientes das regras e agir da mesma maneira.

florryMuitos afirmam que machos tendem a demarcar território, mas isso só se torna verdade quando eles são inteiros e quando há outro macho na casa com fêmeas no cio por perto. Mais uma vez, a castração do cão na idade correta vai eliminar esse problema.

Os machos tendem a desenvolver seu potencial sexual mais rapidamente que as fêmeas – porém cães castrados não seguem essa prerrogativa.

Cães não castrados tendem a fugir e a vaguear, se sentirem o cheiro de cadelas no cio. Há casos em que ficam longe de casa por vários dias em busca de fêmeas. Novamente a castração de seu Westie macho vai eliminar este problema.

Os machos podem ser mais difíceis de socializar com outros animais e outros cães do mesmo sexo, sendo assim, precisam de treinamento de socialização desde a idade jovem.

Fêmeas

As fêmeas tendem a ser menores do que os machos da mesma raça. São mais leves, menos musculosas.

dinny4

Muitos dizem que elas são menos agressivas, no entanto, uma cadela para proteger sua ninhada pode ser tão agressiva quanto qualquer macho.

As fêmeas entram no cio pelo menos duas vezes por ano – o cio dura cerca de três semanas. Durante esse tempo, ela menstruará e depois liberará fluidos com cheiro forte, a fim de atrair machos para o acasalamento. Algumas fêmeas sangram bastante e podem sujar a mobília caso você permita que elas subam. Esterilizar sua cadela vai impedir isso.

Aqui percebo que as fêmeas demonstram mais dificuldade de entender as regras do treinamento de higiene – elas esquecem o lugar certo mais facilmente que os machos. Se forem intimidadas da forma incorreta nesta fase, logo desenvolvem o hábito de fazer as necessidades em local escondido.

Fêmeas também se tornam adultos mais tímidos, se forem tratadas de forma áspera ou repreendidas em tom de raiva na voz.

As fêmeas tendem a se relacionar com muitas pessoas da casa. Elas também são menos protetoras do espaço, mas, no entanto, são mais fáceis de socializar com outros animais.

Ao contrário de que muitos pensam, cadelas lutam entre si, disputam machos e demonstram ciúmes tanto quanto eles.

Uma matilha de fêmeas estabelece a hierarquia uma única vez, mantendo o vínculo hierárquico e o respeito após o estabelecimento inicial, ao contrário dos machos que disputam eternamente com o outro macho o comando.

Para surpresa geral, fêmeas em disputa hierárquica podem demarcar território tanto quanto machos. E não se impressione se ela decidir disputar hierarquia com um humano.

Aqui já tive a experiência de ter uma cadela que resolveu se vincular ao meu filho e ao meu marido. Nessa época não tínhamos uma matilha, e acredito que eu me tornei alvo de sua disputa hierárquica – volta e meia ela fazia xixi na cama e no sofá, exatamente do lado em que eu dormia ou que eu mais sentava e também, mesmo adulta, mastigava minhas coisas e meus sapatos (as coisas do meu marido e do meu filho não tinham o mesmo sabor). Esse comportamento só foi remediado após a castração.

Semelhanças

Com cães de ambos os sexos, é importante considerar a quantidade de atenção, tempo e esforço que será gasto para treinar o seu cão. Mesmo machos e fêmeas precisam se socializar e isso exige bastante envolvimento dos donos.

Machos ou fêmeas requerem a mesma quantidade de exercício, treinamento, alimentação, cuidados gerais e amor. Além disso, exames regulares veterinários e vacinas anuais serão necessários para ambos os sexos.

Decidir sobre um macho ou uma fêmea é uma decisão pessoal, porém, se o cão não está sendo escolhido para fins de reprodução, e estamos considerando a castração do animal, a escolha do exemplar pelo sexo não terá sentido nenhum.

Quando fui adquirir meu primeiro Westie, não fiz distinção por sexo – embora hoje, eu tenha uma quedinha por eles, pois como em qualquer espécie animal, são mais cabeçudos, mais musculosos e possuem a pelagem mais vistosa.

Já meu marido prefere a moças, que segundo ele, possuem uma desenvoltura melhor nas pistas de exposição (quando elas querem é claro…rsrsrs).

Outra surpresa que destoa do que todos pensam é que aqui os machos são obedientes sobremaneira, já as fêmeas são uma caixinha de surpresas.

foto

Acima, Mendy observando a pista na qual ela se recusou a desfilar!

Não teve nada que a fizesse mudar de idéia nesse dia!

São ou não são mocinhas temperamentais?

snooty

 

Esse post tem 7 comentários
  1. Gostei muito do seu blog. Parabéns!! Realmente tirou minhas duvidas sobre o sexo. Amei essa raça pq é diferente e é justamente o que eu estou procurando um cachorrinho pequeno pra mim poder brincar, amar, cuidar como um amigo. Obrigado mesmo pelas postagens. Em breve terei um aqui em casa e continuarei vendo suas dicas aqui pra mim não fazer errado:)

  2. Bom dia! Eu tenho uma fêmea e gostaria de saber com quantos meses posso castra-la. Atualmente ela está com 5 meses. Ela é muito mansa e dócil comigo, porém com as crianças ela fica agressiva quando ela esta comendo um petisco e eles se aproximam. Depois de castrar será que ela vai parar com esse comportamento? A minha filha entende e sai de perto mas o meu filho ainda e bebe e não entende. Tenho receio de que ela possa morde-lo a qualquer momento.

    1. Gigi, chame um comportamentalista canino urgente. Sua westie precisa que disciplina. Não há castração que corrija a falta de disciplina. Aqui amamos os cães, mas os humanos estão em primeira ordem. Nenhum cão tem autorização para rosnar, mostrar os dentes, avançar agressivamente num humano. Nem adultos, nem jovens e nem filhotes. Westie são cães que precisam de MUITA disciplina, senão se tornam pequenos tiranos. Você não vai querer uma baixinha peluda mandando na sua casa, vai?

  3. Olá! Tenho uma Westie femea ela fez 06 meses , são territorialistas os brinquedos que gostam escondem e não deixam pegar, e em quanto come não pode chegar perto s não rosna, pois bastou uns tapas pra aprender que não pode rosnar. Esquece com facilidade o local de suas necessidades, uma hora faz o coco ou xixi no lugar errado . Mas é muito dócil, obediente, estou adestrando em casa e é inteligente.

    1. Oi Michele, sua iniciativa de adestrar em casa é bacana. Mas a frase “pois bastou uns tapas pra aprender que não pode rosnar”, me faz pensar que você precisa conhecer os métodos positivos com um especialista em comportamento. Um abraço!

  4. Olá, tenho uma westie de 5 meses e estou com dificuldade para que ela aprenda a fazer xixi e coco no lugar certo . Quando acho que está aprendendo ela vai e faz errado.
    Será que depois da castração melhora?

    1. Erika, o adestramento de higiene não possui relação com a castração. Procure revisar os passos de seu método para saber se está fazendo algo errado. Aos 5 meses ela deveria ter aprendido. 😉 boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend