“as anteriores são maiores que as posteriores; redondas proporcionadas ao
talhe, fortes, providas de coxins espessos e revestidas por uma pelagem curta e dura. As posteriores são menores e também providas de coxins espessos. A sola dos coxins, assim como as unhas, devem ser preferencialmente pretas”
Interpretação do padrão
O pés são redondos, com dedos arqueados e rentes uns aos outros.
O Westies com dedos espalmados (abaixo), espaçados entre si e não arqueados estão fora do padrão desejado.
No filhotes de até 4 meses, essa falta envolve herança genética, fatores nutricionais (deficiência alimentar), fatores ambientais (pisos escorregadios) ou falta de exercícios leves e regulares para os filhotes.
A solas dos coxins, assim como as unhas, são PREFERENCIALMENTE pretas. Porém, pode ocorrer filhotes com unhas claras e unhas pretas ao mesmo tempo. Isso se deve aos ancestrais, que incluem os Cairns terriers, e é perfeitamente possível que haja cães com algumas unhas claras.
O raciocínio do julgamento deve seguir sempre o objetivo para o qual a raça foi criada: a caça. Por exemplo, se na sua frente houver um cão com uma excelente angulação dianteira e traseira, movimentação perfeita, pelagem exuberante, mas com algumas unhas claras – você iria mesmo julgar cor das unhas?
FONTES:
Revista Cães&Cia, ano XXVII, no 325, junho de 2006. WESTIE: Certo x errado dos filhotes
Padrão racial do West Highland White Terrier FCI/CBKC