Pelagem
“Pêlo: duplo. O pêlo é duro de comprimento em torno de 5 cm, sem qualquer cacho. O subpêlo é curto, macio e fechado. A pelagem aberta é um defeito grave.
COR: branco”
Interpretação do padrão
Como já explicado aqui, a pelagem do Westie possui pêlo (primário) e sub-pelo (secundário). O pêlo principal é duro e com textura rústica. O sub-pêlo é fino e macio. A tosa com hand stripping mantém a pelagem dura enquanto que a tosa com máquina afina a pelagem, o pêlo principal é substituído pelo pêlo secundário (lanoso).
Corte esquemático da pelagem dupla do cão. |
O Westie precisa das duas pelagens e em quantidades semelhantes. Porém na raça ocorrem pelagens com excesso de sub-pêlo e pelagens com excesso de pêlo duro. Em outras palavras, nascem filhotes com sua maioria de pêlos lanosos. São filhotes que logo ficam fofos e parecem um ursinho de pelúcia. Esses são os preferidos para cães de companhia!
Outros nascem com excesso de pêlo duro. São cães que demoram mais pra apresentar o formato da raça, pois, apesar de terem a mesma quantidade de pêlo do tipo anterior, os pêlos nascem sempre “organizados e penteados” mantendo-se pararelo à pele. Esses são os preferidos para exposição, pois requerem menor frequência de manutenção de stripping.
Filhote de pêlo duro com aproximadamente 8 semanas. Foto do livro The Essential WHWT |
.
Filhote de pêlo lanoso com aproximadamente 8 semanas. |
.Veja aqui o aspecto dos dois tipos de pêlo.Para Derek Tattersall um Westie que possuem uma pelagem sem a camada de sub-pêlo não é tipico da raça e vice-versa. A pelagem principal (dura) deve ser lisa e deitada horizontalmente sobre o corpo, como se fosse um casaco de pele próximo à derme – o que só ocorre depois da primeira sessão de hand stripping.
Microscopia eletrônica de varredura do pêlo de WHWT. À esquerda pêlo lanoso, mais fino, com cutículas abertas e desalinhadas. À direita pêlo liso, mais grosso e com cutículas fechadas e sobrepostas. Fonte: Dr. Dennis Kunkel, University of Hawaii.... |
A pelagem foi projetada para proteger o cão das intempéries, onde a pelagem grossa e dura protege-o da chuva e da neve, impedindo problemas de pele devido à umidade. Esta pelagem também protege a pele do cão de se machucar nos espinhos das vegetações rasteiras durante as corridas e caçadas. Já a sub-pelagem (lanosa) confere calor ao cão, principalmente no inverno.
A pelagem aberta é TOTALMENTE INACEITÁVEL. Isso quer dizer que você não deve “enxergar” a pele do seu cão através da pelagem!
Cor
A cor do Westie é branca. Mas você sabia que existem variações de branco? Sim, existem! Assim, a maioria dos Westies não é daquele branco puro, tal qual se encontra no Maltês.
Um Westie pode variar de um branco mais puro a um branco tom de areia. Isso não é nenhuma descaracterização da raça. A técnica do hand stripping deixa a pelagem com a cor mais aproximada do tom areia, principalmente na linha dorsal do cão – isso é uma reação natural da pelagem à técnica.
Também é normal que ele fique mais amarelado no verão, pois sol altera a cor da pelagem, e consequentemente, mais branco no inverno.
Isso é loucura. O bom juiz deve ser conhecedor que a pelagem branca do Westie possui variações e que a técnica de hand stripping, clima etc, alteram o padrão da cor. Aceita-se a descoloração em algumas pequenas partes, como ponta das patas, pois os cães cavam e brincam na terra e ficam com os pêlos mais escuros nestas áreas. Mas nunca, NUNCA se descolore o corpo todo! Não é por conta da palavra BRANCO no padrão que você vai submeter seu cão à tal loucura não é?
Veja abaixo fotos de Westies na neve. Observe a variação do branco e o contraste da pelagem com o branco puro da neve:
Foto Getty Images |
Fotos Shutterstock |
Foto Cornell Finch |
Foto daqui |
E ai? Se convenceu de Westie não é da cor branco-neve ou vai querer continuar acreditando em duendes?
FONTES:
TATTERSALL, Derek. Westies Today, New York: Howell Book House, 1992.
USA. The essential West Highland White Terrier. New Yourk: Howell Book House, Wiley Publishing, Inc.
USA. Kennel Club Books. West Highland White Terrier, New Jersey, 2007.
Padrão racial do West Highland White Terrier FCI/CBKC
8 respostas
Eu sou apaixonada pelos westy ,tenho un macho e minha felicidde ,e muito pentelho,abusado,curioso,alegre,teimoso más meu amor por ele e de + . Este documentario faz entender Mais de esta raça , coloquen Mais assunto sobre esta raça..
Tenho um cabritinho destes de 5 meses? .. bem teimoso. Dorme como um anjo e acorda como o diabinho da Tasmânia Kkk Tinha dúvida sobre a cor pois o nosso Hizir não é branco OMO
Agora você já sabe que eles não são “Branco neve” ou Branco Maltes, como eu costumo dizer!
Ola amei este documental ajudou a compriender melhor sobre westy ,encontrei este site por acaso ,tenho um westy e minha felicidde amo muitooooo quero Ter Mais para encher à Casa . Qualquer Duvidas vou entrar aquí para saber Mais sobre a raça.
E com relação a cor da pele (barriga e orelhas)? Qual é mais puro? A minha tem a pele mais escura mas vejo muitos com a pele rosa.
Ambos… Não se mede a pureza dos westies pelo tom da sua pele. Obrigada pelo contato!
Olá, ótimas explicações. Estamos com uma grande dúvida…Um filhote com pelo lanoso, provavelmente nunca terá dupla pelagem? Pelo descrito isto pode ser um problema caso o animal tome chuva e não seja seco? Seria um erro adquirir um filhote somente com pelagem lanosa? Pelo que se entende este padrão é mais comum do que a dupla pelagem? Muito obrigado se puder ajudar!
Oi Juliano, sim. O padrão pede a pelagem dupla, mas o excesso de pelos duros tb é uma falta, ou seja, precisa haver um equilibrio, pois no verão eles geralmente perdem os subpelos e no inverno recuperam. Quando o westie tem pelagem lanosa é como se ele tivesse um pelinho fino e fofo igual de poodle. Nesse caso: crescem em demasia (pedindo tosa as vezes mensais ou bimestrais), sujam com mais facilidade porque são pelos sem queratina e tem as escamas mais abertas, e os cães sentem mais calor, porque é uma pelo que aquece mais já que não permite o ar circular perto da pele (olhando de perto é como uma pessoa que tem muuuito cabelo x uma pessoa com cabelos mais afastados quando se tem o pelo duro). Entendeu? O padrão da raça sempre vai exigir o que é se considera melhor para o trabalho/habilidade que aquela raça foi desenvolvida. Um terrier de pelo duro, com hand stripping em dia, pode sair pra “caçar”, se sujar de terra e lama, depois ele vai secar e a sujeita vai cair do pelo as vezes sozinha, as vezes so escovando. No lanoso isso não aconteceria jamais. Maaaas desafio você a postar uma foto de um westie lanoso num grupo facebook por exemplo, que vai vir um dizer: liiiindo, próprio para exposição! … ou seja, não se deixe enganar pela fofurice da pelagem… embaixo dela, existe o mesmo cãozinho, com o mesmo formato de focinho/orelha/olhos etc. 😉