Blog Holywestie

Padrão racial do Westie XIII – Pelagem e cor

Pelagem

“Pêlo: duplo. O pêlo é duro de comprimento em torno de 5 cm, sem qualquer cacho. O subpêlo é curto, macio e fechado. A pelagem aberta é um defeito grave.

COR: branco”


Interpretação do padrão

Como já explicado aqui, a pelagem do Westie possui pêlo (primário) e sub-pelo (secundário). O pêlo principal é duro e com textura rústica. O sub-pêlo é fino e macio. A tosa com hand stripping mantém a pelagem dura enquanto que a tosa com máquina afina a pelagem, o pêlo principal é substituído pelo pêlo secundário (lanoso).

pelo
Corte esquemático da pelagem dupla do cão.

O Westie precisa das duas pelagens e em quantidades semelhantes. Porém na raça ocorrem pelagens com excesso de sub-pêlo e pelagens com excesso de pêlo duro. Em outras palavras, nascem filhotes com sua maioria de pêlos lanosos. São filhotes que logo ficam fofos e parecem um ursinho de pelúcia. Esses são os preferidos para cães de companhia!

Outros nascem com excesso de pêlo duro. São cães que demoram mais pra apresentar o formato da raça, pois, apesar de terem a mesma quantidade de pêlo do tipo anterior, os pêlos nascem sempre “organizados e penteados” mantendo-se pararelo à pele. Esses são os preferidos para exposição, pois requerem menor frequência de manutenção de stripping.

can_0006
Filhote de pêlo duro com aproximadamente 8 semanas. Foto do livro The Essential WHWT

.

peludo3
Filhote de pêlo lanoso com aproximadamente 8 semanas.

.Veja aqui o aspecto dos dois tipos de pêlo.Para Derek Tattersall um Westie que possuem uma pelagem sem a camada de sub-pêlo não é tipico da raça e vice-versa. A pelagem principal (dura) deve ser lisa e deitada horizontalmente sobre o corpo, como se fosse um casaco de pele próximo à derme – o que só ocorre depois da primeira sessão de hand stripping.

can_0002
Microscopia eletrônica de varredura do pêlo de WHWT. À esquerda pêlo lanoso, mais fino, com cutículas abertas e desalinhadas. À direita pêlo liso, mais grosso e com cutículas fechadas e sobrepostas. Fonte: Dr. Dennis Kunkel, University of Hawaii....

A pelagem foi projetada para proteger o cão das intempéries, onde a pelagem grossa e dura protege-o da chuva e da neve, impedindo problemas de pele devido à umidade. Esta pelagem também protege a pele do cão de se machucar nos espinhos das vegetações rasteiras durante as corridas e caçadas. Já a sub-pelagem (lanosa) confere calor ao cão, principalmente no inverno.

A pelagem aberta é TOTALMENTE INACEITÁVEL. Isso quer dizer que você não deve “enxergar” a pele do seu cão através da pelagem!

Cor

A cor do Westie é branca. Mas você sabia que existem variações de branco? Sim, existem! Assim, a maioria dos Westies não é daquele branco puro, tal qual se encontra no Maltês.

Um Westie pode variar de um branco mais puro a um branco tom de areia. Isso não é nenhuma descaracterização da raça. A técnica do hand stripping deixa a pelagem com a cor mais aproximada do tom areia, principalmente na linha dorsal do cão – isso é uma reação natural da pelagem à técnica.

Também é normal que ele fique mais amarelado no verão, pois sol altera a cor da pelagem, e consequentemente, mais branco no inverno.

[box type=”info”] NENHUM WESTIE DEVE SER TOTALMENTE DECOLORIDO PARA SER APRESENTADO NUMA EXPOSIÇÃO![/box]

Isso é loucura. O bom juiz deve ser conhecedor que a pelagem branca do Westie possui variações e que a técnica de hand stripping, clima etc, alteram o padrão da cor. Aceita-se a descoloração em algumas pequenas partes, como ponta das patas, pois os cães cavam e brincam na terra e ficam com os pêlos mais escuros nestas áreas. Mas nunca, NUNCA se descolore o corpo todo! Não é por conta da palavra BRANCO no padrão que você vai submeter seu cão à tal loucura não é?

Veja abaixo fotos de Westies na neve. Observe a variação do branco e o contraste da pelagem com o branco puro da neve:

westi snow
Foto Getty Images
westi snow2
westi snow7
Fotos Shutterstock
westi snow5
Foto Cornell Finch
pb-101217-snow-dog-eg.photoblog900
Foto daqui

E ai? Se convenceu de Westie não é da cor branco-neve ou vai querer continuar acreditando em duendes? Smile with tongue out

FONTES:
TATTERSALL, Derek. Westies Today, New York: Howell Book House, 1992.
USA. The essential West Highland White Terrier. New Yourk: Howell Book House, Wiley Publishing, Inc.
USA. Kennel Club Books. West Highland White Terrier, New Jersey, 2007.
Padrão racial do West Highland White Terrier FCI/CBKC

Andréia Camargo

Criadora de west desde 2006.

Comportamentalista, Groommer e Designer.

8 respostas

  1. Eu sou apaixonada pelos westy ,tenho un macho e minha felicidde ,e muito pentelho,abusado,curioso,alegre,teimoso más meu amor por ele e de + . Este documentario faz entender Mais de esta raça , coloquen Mais assunto sobre esta raça..

    1. Tenho um cabritinho destes de 5 meses? .. bem teimoso. Dorme como um anjo e acorda como o diabinho da Tasmânia Kkk Tinha dúvida sobre a cor pois o nosso Hizir não é branco OMO

  2. Ola amei este documental ajudou a compriender melhor sobre westy ,encontrei este site por acaso ,tenho um westy e minha felicidde amo muitooooo quero Ter Mais para encher à Casa . Qualquer Duvidas vou entrar aquí para saber Mais sobre a raça.

  3. E com relação a cor da pele (barriga e orelhas)? Qual é mais puro? A minha tem a pele mais escura mas vejo muitos com a pele rosa.

  4. Olá, ótimas explicações. Estamos com uma grande dúvida…Um filhote com pelo lanoso, provavelmente nunca terá dupla pelagem? Pelo descrito isto pode ser um problema caso o animal tome chuva e não seja seco? Seria um erro adquirir um filhote somente com pelagem lanosa? Pelo que se entende este padrão é mais comum do que a dupla pelagem? Muito obrigado se puder ajudar!

    1. Oi Juliano, sim. O padrão pede a pelagem dupla, mas o excesso de pelos duros tb é uma falta, ou seja, precisa haver um equilibrio, pois no verão eles geralmente perdem os subpelos e no inverno recuperam. Quando o westie tem pelagem lanosa é como se ele tivesse um pelinho fino e fofo igual de poodle. Nesse caso: crescem em demasia (pedindo tosa as vezes mensais ou bimestrais), sujam com mais facilidade porque são pelos sem queratina e tem as escamas mais abertas, e os cães sentem mais calor, porque é uma pelo que aquece mais já que não permite o ar circular perto da pele (olhando de perto é como uma pessoa que tem muuuito cabelo x uma pessoa com cabelos mais afastados quando se tem o pelo duro). Entendeu? O padrão da raça sempre vai exigir o que é se considera melhor para o trabalho/habilidade que aquela raça foi desenvolvida. Um terrier de pelo duro, com hand stripping em dia, pode sair pra “caçar”, se sujar de terra e lama, depois ele vai secar e a sujeita vai cair do pelo as vezes sozinha, as vezes so escovando. No lanoso isso não aconteceria jamais. Maaaas desafio você a postar uma foto de um westie lanoso num grupo facebook por exemplo, que vai vir um dizer: liiiindo, próprio para exposição! … ou seja, não se deixe enganar pela fofurice da pelagem… embaixo dela, existe o mesmo cãozinho, com o mesmo formato de focinho/orelha/olhos etc. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também vai gostar de:

Se interessou pelos westies?

Conheça mais nossos filhotes, nosso trabalho e nossa filosofia!

Se interessou pelos westies?

Conheça mais nossos filhotes, nosso trabalho e nossa filosofia!