Blog Holywestie

O que é Dermatologia Veterinária?

Dos emails que recebo através do blog, 9 entre 10 perguntas são sobre problemas de pele nos Westies. Como não sou veterinária, nunca me sentiria à vontade para explicar sobre tais problemas aqui no blog.

Assim sendo, entrei em contato com a Dra. Cibele Nahas, Dermatóloga Veterinária que atende na Clínica Dermatopet para que fizessemos uma série sobre as doenças de pele dos Westies. Ela gentilmente atendeu.

Mas antes de começar, decimos iniciar pelo início, explicando o que é a Dermatologia Veterinária, pois por incrível que pareça, 9 entre 10 contatos desconhecem a especialidade.

Com a palavra Dra. Cibele:

As primeiras publicações sobre Dermatologia Veterinária datam do início do século passado, sendo o primeiro livro editado na Europa (mais precisamente na Áustria). Este último século trouxe muitas mudanças à Medicina Veterinária, surgindo especializações na área de Clínica Médica e Cirúrgica, o que há muito já existe na Medicina.

Na cidade de São Paulo, o atendimento clínico-dermatológico surgiu pioneiramente junto ao hospital Veterinário da Universidade de São Paulo, há cerca de 2 décadas, sob a coordenação do Prof. Dr. Carlos Eduardo Larsson, e desde então esta instituição vem contribuindo sobremaneira para o avanço desta especialidade, promovendo estágios, cursos de especialização, congressos, palestras, cursos de pós graduação para os profissionais que desejam aprofundar-se nesta área.

Na cidade de Botucatu, junto ao Hospital Veterinário da UNESP- Universidade Estadual Paulista, contudo, surgiu o primeiro atendimento dermatológico do Brasil, coordenado na época pelo Prof. Dr. Cid Figueiredo, na década de 70.

Em março de 2000 foi fundada a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, congregando os dermatólogos veterinários de todo o país e promovendo reuniões, seminários, encontros e congressos de âmbito regional ou internacional, visando o aprimoramento técnico e científico de seus associados.

Atualmente, existem cerca de 100 colegas dermatólogos espalhados pelo Brasil, que passaram por um curso de especialização na área, mas ainda não temos o título de dermatologista, pois não há prova que confirme o conhecimento na área, outorgada por um órgão de classe. Isto está em fase de aprovação, e por ora, nos denominamos “dermatólogos veterinários”.

Sabe-se que dentre os casos clínicos de cães e gatos, cerca de 50% referem-se a problemas dermatológicos e/ou otológicos, o que torna esta especialidade cada vez mais procurada pelos veterinários.  Contudo, ainda vemos muitos animais sofrerem por falta de informação dos proprietários, que acabam gastando tempo e dinheiro com tratamentos errados, e até prejudicando a saúde do seu animal.

É fundamental que cada vez mais se divulgue esta especialidade, pois apesar de os problemas dematológicos raramente levarem à óbito e não se consituirem como uma emergência na maioria dods casos, tentativas terapêuicas  mal sucedidas podem agravar o quadro inicial e, ainda, mascarar a real causa primária, dificultando e retardando o processo de resolução da doença.

belle (3)

Dra. Cibele Nahas Mazzei
Dermatologia veterinária
www.dermatopet.com.br
Av. Pompéia, 500 tel. 3873 6740

Por experiência própria hoje levo os problemas de pele de meus cães à veterinários com experiência no assunto que resolvem o problema com o diagnóstico correto. Sai mais em conta que levar em vários profissionais diferentes, usar milhares de pomadinhas, que só servirão para mascarar a causa principal.

E você? Tá com problema de pele no seu Westie? Procure um dermatólogo veterinário mais perto de você clicando aqui. Winking smile

Andréia Camargo

Criadora de west desde 2006.

Comportamentalista, Groommer e Designer.

0 resposta

  1. Bom dia,

    Você saberia me indicar um dermatologista veterinário em Curitiba? Minha westie, Fifi, sente muita coceira. Ja tentei diversas coisas diferentes, mas ainda não resolvemos o problema. Apesar da pele dela n
    ao ter lesões, ela se coça o dia todo e assim, fica fedidinha, pois se lambe muito…
    Obrigada,
    Danielle

    1. Oi Danielle,
      É melhor você levar ela no dermato mesmo. Eu não saberia indicar, mas no final do post há um link na frase: Procure um dermatólogo veterinário mais perto de você clicando aqui. Clicando na palavra “aqui” você vai ser direcionada para a página da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária. Procurando por Curitiba, aparecem 2 profissionais, uma mestra e uma especialista. Acho que seriam opções pra você né?
      Um abraço,
      Andie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também vai gostar de:

Se interessou pelos westies?

Conheça mais nossos filhotes, nosso trabalho e nossa filosofia!

Se interessou pelos westies?

Conheça mais nossos filhotes, nosso trabalho e nossa filosofia!