Blog Holywestie

Displasia epidérmica em Westie

Este termo “displasia epidérmica” indica um desenvolvimento anormal dos queratinócitos, células da epiderme, somado a uma hipersensibilidade exagerada à levedura Malassezia sp, microrganismos sapróbios da pele dos cães e dos gatos.

Alguns autores suspeitam que a origem deste defeito na renovação epidérmica e da resposta exacerbada à Malassezia, tenha uma origem genética e hereditária, determinada por uma herança recessiva autossômica ainda não identificada.

Porém, há controvérsias neste ponto, pois alguns pesquisadores observaram que cães Westies com diagnóstico de displasia epidérmica, obtido mediante exame histopatológico de biópsia cutânea, que foram tratados com xampus desengordurastes e antifúngicos, bem como antifúngico e antibiótico orais, mostraram uma melhora acentuada do quadro clínico e, no novo exame dermato-histopatológico de espécimes colhidas 4 meses após o início do tratamento, houve uma mudança no padrão histológico, para o de uma  dermatite perivascular superficial.

Estes achados permitiram concluir que a displasia epidérmica é uma reação inflamatória de hipersensibilidade cutânea à antígenos da Malassezia sp, ou ainda resultado de um excessivo auto-traumatismo, e não uma distúrbio congênito de queratinização.

revista
Cadela WHWT chamada Paçoca, com displasia de pele e sarna demodécia. Foto: acervo Cibele Mazzei.

Os sintomas clínicos desta doença são pele oleosidade cutânea (seborréia), descamação, alopécia (perda do pelame), acompanhados de prurido (coceira intensa) à medida em que a infecção fúngica se instala. A pele se torna espessa (hiperqueratótica), escura (hiperpigmentada) e com odor rançoso desagradável, nos casos crônicos.

passoca
Cadela WHWT chamada Paçoca, com displasia de pele e sarna demodécia. Foto: acervo Cibele Mazzei.
displasia pele2
Cão WHWT com alopécia, liquenificação e hiperpigmentação da orelha. Seborréia primária também presente. Fonte: MEDLEAU, Linda e HNILICA, Keith A. Dermatología de pequeños animales: atlas en color y guía terapéutica cap. 12, Transtornos seborreicos y de la quaretinización.

O quadro se inicia por volta dos 6 aos 12 meses de idade , inicialmente na região facial (cefálica), abdominal  e das extremidades dos membros,  se espalhando por todo o corpo. Normalmente vem acompanhado de uma excessiva produção de cerume em orelhas (meatos acústicos), prurido ótico e piodermite secundária.

displasia pele1
Cão WHWT com alopécia, liquenificação e hiperpigmentação da generalizada característica do transtorno. Fonte: MEDLEAU, Linda e HNILICA, Keith A.Dermatología de pequeños animales: atlas en color y guía terapéutica, cap. 12, Transtornos seborreicos y de la quaretinización.
 

displasia pele1
Cão WHWT com alopécia, liquenificação e hiperpigmentação é piorada pela infecção secundária por bactérias e Malassezia, com plurido. Fonte: MEDLEAU, Linda e HNILICA, Keith A. Dermatología de pequeños animales: atlas en color y guía terapéutica, cap. 12, Transtornos seborreicos y de la quaretinización.

displasia pele2
Cão WHWT com alopécia, liquenificação e hiperpigmentação característica. Dermatite papular com crostas causadas por piodermite superficial secundária. Fonte: MEDLEAU, Linda e HNILICA, Keith A. Dermatología de pequeños animales: atlas en color y guía terapéutica, cap. 12, Transtornos seborreicos y de la quaretinización.

O diagnóstico é dado mediante o exame histopatológico de biópsia cutânea, somado aos sintomas e lesões observados.

O prognóstico desta afecção é bastante reservado, uma vez que os casos crônicos respondem pobremente à terapia, havendo necessidade de manutenção perpétua de medicamentos que aliviem os sintomas, uma vez que não há cura definitiva.

A cadelinha Paçoca mostrada nas primeiras duas fotos recebeu tratamento adequado e melhorou muito após o diagnóstico, porém, teve que manter o tratamento constante a base de xampus desengordurantes e que controlam também a levedura.

Dra. Cibele Nahas Mazzei
Dermatologia veterinária
Av. Pompéia, 500 tel. 3873 6740

Andréia Camargo

Criadora de west desde 2006.

Comportamentalista, Groommer e Designer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também vai gostar de:

Se interessou pelos westies?

Conheça mais nossos filhotes, nosso trabalho e nossa filosofia!

Se interessou pelos westies?

Conheça mais nossos filhotes, nosso trabalho e nossa filosofia!