Outro dia estava olhando as fotos pós-parto de uma Westie de companhia. Essas fotos que os donos colocam nas redes sociais. No meu mundo dos sonhos, as pessoas que resolvessem cruzar seus cães, deveriam fazer amor à raça, dentro dos conceitos verdadeiros da cinofilia, com algum objetivo concreto.
Essas mesmas pessoas, deveriam, no mínimo, antes de cruzar um cão, estudar bastante, pesar os prós e os contras, revisar tudo passo à passo para ter certeza do que estão fazendo.
Bem, mas este é o mundo de criadores dos meus sonhos!
Falta um tantão pra ser realidade!
Eis que quando eu olhava as fotos, achava cada vez mais louco e estranho: a cadela estava amamentando os filhotes numa cama MEGA HIPER POWER fofa.
Mal ela conseguia se posicionar pra amamentar os filhotes e mal eles conseguiam se locomover no meio de tanta fofurice. A dita cama era algo assim:
.
Logo que percebi, pensei:
Não sei como esse bebês não se sufocam!?
“Por inexperiência da minha cadelinha, perdemos um filhotinho hoje”
Será que é mesmo inexperiência da sua cadelinha?
.
Pois bem, aqui vai um aviso já que você quer ser criador:
Cadelas não precisam ter mais ou menos experiência em ter filhotes, isso é a ordem natural dos animais. Se você cruzou sua cadela e deu a ela uma cama super fofa – ela dormir com seus filhotes e sem querer ela deitou por cima de um deles e ele morreu.
A CULPA NÃO É DA INEXPERIÊNCIA DE SUA CADELA…
É SUA!
Você que devia ter estudado mais um pouco antes de se meter a criador! Estudar não dói não – pois saiba existem recursos para garantir que os bebês não sejam sufocados pelas mamães.
Na natureza, sua cadelinha mesmo sendo mãe de primeira viajem, saberia encontrar uma toca decente, onde ela protegeria os filhotes evitando que eles morressem por qualquer motivo.
Mas no conforto do seu apto/casa você deve prover esta segurança. Guarde sua falta de conhecimento para si, vá estudar e pare de culpar a cadela – ela só fez o que você ensinou/permitiu!
Cique AQUI e leia as explicações do Canil Drummond Hill’s sobre uma whelping box. Aproveite o ensejo para ler sobre termômetros, balanças, temperatura ambiente, socialização dos filhotes e adestramento de higiene.
Ahh..antes que você se pergunte: essa aba serve para que os filhotes se aninhem e cria um espaço para eles se movimentem em volta da cadela com segurança.
Viu? O conselho é básico,
ESTUDE, PENSE, QUESTIONE-SE!
Ou quantos filhotes você vai perder brincando de ser criador?