VARIADA!
.
No início esses cães dividiam cruzamentos com as raças Cairn e Scottish Terrier. Veja o contorno esquemático entre as três raças:
Parecidos não? As raças Scotie e Cairn terrier possuem variações de cores na pelagem que vão do bege ao preto. Assim, é natural que um cão que descendeu dessas raças possua variações na coloração de sua pele. Inclusive alguns ainda apresentam pêlos pretos ou cinzas perdidos no meio da pelagem branca! Abaixo coloco as fotos tiradas sob o mesmo aspecto de luz, no mesmo horário dos meus cães
- Sexo: macho
- Cor da pele: rosa acizentado
- Problemas de pele: sim
- Tosa: hand-stripping
- Situação atual: castrado
- Sexo: fêmea
- Cor da pele: rosa acizentada escura
- Problemas de pele: não
- Tosa: máquina
- Situação atual: castrada
- Sexo: fêmea
- Cor da pele: rosada
- Problemas de pele: não
- Tosa: hand-stripping
- Situação atual: não-castrada
- Sexo: macho
- Cor da pele: rosado escuro
- Problemas de pele: sim
- Tosa: máquina
- Situação atual: castrado
- Sexo: macho
- Cor da pele: rosa claríssimo
- Problemas de pele: não
- Tosa: hand-stripping
- Situação atual: não-castrado
O que percebo é que exageros nas frequências de banhos destroem a barreira epidérmica e isso é um fator decisor nas recorrências de problemas de pele.
A genética também não perdoa. Um cão filho de outro que possui problemas de pele recorrente, tem um percentual, fazendo uma conta bem grosseira, de 50% de chance de desenvolver problemas de pele.
Se ele for resultante de uma cruza de dois cães com pele extremamente sensível, aumente esse percentual para próximo de 100%. Por isso a cruza de um cão deve ser feita com cautela e as linhagens devem ser exaustivamente estudadas e investigadas. Os exemplares com problemas de pele? CASTRADOS!
TODAS!
.A cor da pele não é o “divisor de água” num diagnóstico de possíveis alergias!
Já a linhagem genética, a frequência de banhos com shampoos de limpeza profunda e com alto poder adstringente, o uso de produtos químicos agressivos no piso onde o cão deita…estes SIM, devem ser ponto de investigação quanto à problemas de pele e não a cor da pele do Westie! Ok?
15 respostas
Olá! Primeiramente queria agradecer pelo site, existem informações aqui que procurei na internet exaustivamente e não encontrava em lugar nenhum, pelo menos não de uma fonte que me inspirasse confiança.
Comprei uma Westie a menos de 1 mês na Alemanha que apesar de não ser de um canil famoso era mais barato que aqui na Suiça, onde moro hoje. O fiz pq aqui não é tão fácil achar cães filhotes para adoção, até cães mestiços são vendidos e por incrivel que pareça não muito mais barato do que um cão com pedrigree. Apesar da Neve ter pedigree, sempre achei que ela fosse uma viralatinha, rsrsrs, mas nunca me importei, queria apenas uma cia. Li seu post sobre o desenvolvimento e achei super esclarecedor, agora acredito que tenho chances dela ser realmente pura. o/
Bem, mas vamos a pergunta em relação esse post. A Neve tem diferentes pigmentações no corpo, aqui vc indica que é posivel ter várias pigmentações em exemplares diferentes, mas e no caso de várias pigmentações no mesmo exemplar? Isso é alguma indicação de má linhagem, tendência a problemas de pele ou é normal?
Desde já agradeço e beijos.
Oi Mônica,
Nossa! Fiquei lisonjeada de você ter achado meu site e ter confiando nele! Nem imaginava que eu estava invadindo as “praias” da Suíça..rsrsrsrs!
Mas por partes tá?
a) que bom que você relaxou com a pelagem, o primeiro ano de um Westie nos faz pensar que ele nunca vai se transformar no cão que vemos nas fotos né? Vamos combinar então: vc me escreve de novo quando ela tiver com 2 anos tá? 😀
b) Sim, podem haver diferenças de cores na pele de um mesmo cão, no cio a barriga das fêmeas pode ficar mais escura, e mesmo os cães de pele rosada podem ter áreas mais escuras e vice versa. Manchas pontuais são mais raras, mas ocorrem no dorso quando se usa máquinas de tosa com laminas quentes neles, que queima a pele e escurece. Problema de pele só se for uma mancha muito visível, com contorno bem definido e tiver acompanhada de coceira, alopécia ou descamação….espero que não seja isso e espero ter ajudado!
E, que estranho esse mercado de venda de cães mestiços por ai né? abraços e volte sempre por aqui :*
Oi Andie!
Pode deixar, quando a Neve completar dois anos eu te conto se minha menininha é uma virawestie ou não. 😀
A pele dela tem áreas mais escuras, como nas orelhas e partes do dorso, mas tenho certeza que não são nenhum problema de pele. A veterinária já me tranquilizou?
Fiquei curiosa pra ver a neve, mas só agora me dei conta que se passaram 12 anos desde esse post.
Não entendi a sua curiosidade… “para ver a neve”? Enfim, podem ter se passado 12 anos, mas a pele deles não muda não. Talvez daqui a 300 ou 400 anos alguma seleção genética traga mudanças.
Olá, parabéns pelo blog e por partilhar informações tão preciosas 🙂
Moro em Portugal e tenho uma Westie bebê de 3 meses, ela é a coisa mais linda (sou coruja, mesmo!). A minha dúvida é que ela começou a morder muito as patinhas traseiras..tanto que quase não tem pelo 🙁
Ela tá bem peludinha, mas as patinha de traz dá dó. Será alguma alergia? O que eu posso fazer para evitar que ela coçe? Obrigada Beijinho
Olá Elis,
Muito obrigada por visitar o blog.
Leve sua bêbe num veterinário. O diagnóstico de alergia deve ser feito por ele. Dê preferência aos veterinários dermatologistas, são mais criteriosos. Entre em contato com o criador, veja se na linha de sangue existe esse comportamento. Revise os tópicos sobre ansiedade e excesso de mimos (cães ansiosos e com um nível de exercício abaixo do ideal se mutilam)! Desculpe não poder ajudar. Não estou vendo seu bebe e mesmo que estivesse eu não sou vet!
Um abraço e volte sempre!
Primeiro agradeço pela imformacao de que a pele do westhie pode ser de todas as cores e venho lhe perguntar de quanto em quanto tempo devo dar banho nele,e o que se usa para dar banho a seco,voce foi a única que me deixou tranqüila a respeito da pele.Ele volta e meia tem alergia e não sei em que veterinária que cuida só de pele confiar pois cada uma fala uma coisa e quando acaba a medicação volta tudo novamente. Ele só tem dois anos e e nossa alegria na casa,obrigada mais uma vez.
Oi Isabel,
Obrigada por visitar o blog. As questões sobre banhos estão aqui:
Quantas vezes dou banho no meu westie?
Cuidados pós banho do Westie.
Quanto à alergia: tente conversar com seu veterinário, considere o uso da homepatia. Eles respondem muito bem à ela.
À homepatia minhas sinceras desculpas!
No mais, leia o blog…há muita coisa escrita nele que pode ajudá-la. Boa leitura 🙂
Andie,
Obrigada pela explicação quanto a cor da pele… Minha pesquisa se deu porque minha West tinha até 30 dias atrás a pele rosa… Ela ficou na casa dos meus pais cerca de 20 dias pois eu viajei de férias, e como lá possui uma área aberta, ficou exposta ao sol. Fui buscá-la e percebi que a pele ficou cinza escuro! Em baixo dos braços (axila), barriga… Isto é normal? A cor da pele pode mudar com a exposição ao sol? Fiquei preocupada, além de preferir a pele rosinha de antes. Tem algo a me dizer sobre isto?
Abs e obrigada
Oi Adriana, acho que um veterinário terá respostas mais seguras à dar a você. Um abraço, Andréia
guqndo cachuro fica caindo os guantos
Desculpa, não entendi. :/
Olá, meu westie já está com 7 anos e desde o ano passado venho notando que sua barriga, peito, nas partes debaixo do braço e coxas estão ficando escuras (preto) e ele se coça demais, como ele toma banho semanalmente, será que é excesso de banho?
Oi Nayara,
Acho que você deve levá-lo a um veterinário dermatologista para verificar se há alguma infecção de pele. A priori, o banho semanal desconstrói a organização da pele deles e deixa vunerável à entrada de microorganismos.