Blog Holywestie

Meu Westie rejeita a ração, e agora?

Olá, gostaria de parabenizar pelo blog tiro muitas duvidas aqui e hoje estou aqui para tirar uma duvida minha tenho uma West com 5 meses já começou a troca de dentes, porem tem umas 2 semanas que ela não se alimenta bem ela nunca foi de deixar comida e agora esta desprezando totalmente no começo adicionamos leite na ração porque pensávamos que era algo de estar muito dura e estava doendo dai ela comia atualmente nem com leite funciona tentamos trocar a ração e nada. que tipo de procedimento eu poderia tentar para tentar solucionar isso.

………………………..

Oi Diogo,

Eu não costumo orientar sobre ração porque não utilizo mais ração há quase dois anos aqui no canil. Mas vou tentar ok?

A primeira coisa que pensei é que ela pode ter tido sim, um desconforto em comer a ração devido a troca de dentes, mas isso ao meu ver, deveria ser temporário. Coisa de 1 semana, no máximo. Então observei que você adicionou leite – bem, o leite não foi uma boa escolha, pois pode ter gerado um desconforto gastro-intestinal. Cães não toleram muito bem a lactose e alguns chegam a ter diarréia. No caso dela, mesmo sem diarréia (pois você não relatou) – pode não ter “caído bem” e ter gerado um desconforto leve. Quem sabe ela associou esse “desconforto” à ração? Westies fazem associações com muita facilidade e quase sempre guardam essas associações pra toda vida, principalmente nesta fase de desenvolvimento.

Eu aconselharia você a levá-la para um exame com o seu veterinário, para ter certeza que está tudo bem mesmo. Depois tentaria os “suplementos” bacanas descritos em um artigo escrito pela Dra. Sylvia Angélico e Dra. Gabriela Neto. Em resumo os itens que podem ser acrescidos à ração são:

    • Fígado de frango ou de boi, cozido ou cru (previamente congelado por 03 dias)
    • Ovos – dê preferência aos ovos de codorna
    • Probióticos: iogurte natural, kefir
    • Alho fresco em pequenas quantidades
    • Ácidos graxos essenciais: óleo de coco
    • Ossos carnudos crus (previamente congelado por 03 dias)

[box type=”info”] Leia o artigo completo: Suplementos naturais para enriquecer rações de cães e gatos [/box]

Agora, existem regras básicas para se alimentar um cão. Ração à vontade é a regra que quase todos os proprietários seguem e é a mais contra-indicada. As regras básicas são:

1) Dê somente a quantidade de ração descrita para o seu animal –  verifique a tabela da ração, há sempre uma indicação de peso x quantidade de ração por dia.  Quantidades acima do necessário podem saciar o cão ao ponto dele perder o interesse pela próxima refeição. Se a tabela estiver em gramas, tente achar um medidor, como por exemplo, aqueles medidores plásticos graduados – não será a medida certinha, mas lhe dará uma idéia de quanto é aproximadamente 25g de ração por exemplo.

2) Não deixe ração à vontade. A ração exposta pode sofrer contaminação de microrganismos nocivos, pois insetos poderão ter acesso a ela também. Além disso, se seu filhote estiver em treinamento de higiene, será difícil saber o momento certo para levá-lo ao lugar certo.

3) Nunca alimente seu cão com as mãos. Raças pequenas, e principalmente os Westies, são muito suscetíveis as ações de seus proprietários. Uma vez alimentado pelas mãos do dono, o cão sempre vai esperar por esse comportamento. Lembre-se, nem sempre você terá tempo para dar comida de grão em grão ao seu peludo. Esse é o comportamento típico de quem se desespera quando ver o seu cão olhar pra ração e não comer.

Westies são cães com paladares exigentes. Acredito que essas exigências estejam relacionadas à hipersensibilidade impressa na genética da raça ao longo dos anos que tornaram eles bem seletivos aos alimentos. Outro ponto que devemos lembrar é que eles são caçadores natos, com o faro muito aguçado, assim, terão sempre mais predileção pela rações e alimentos com mais odores. A indústria já percebeu isso, e hoje um dos maiores fabricantes de ração já possui a linha destinada aos Westies, além da linha para cães de paladar sensível.

Lembre-se, todas as tentativas de “sedução” aqui descritas devem ser feitas após a confirmação da saúde dela e com orientação profissional, de preferência, por profissional com conhecimento em nutrição. Vale a pena avaliar a possibilidade de ofertar a alimentação natural – tenho certeza que com isso o seu problema vai passar a ser “o assédio canino pelo alimento”!

 

[button link=”http://www.maedecachorro.com.br/2011/03/suplementos-naturais-para-enriquecer-a-dieta-de-caes-e-gatos-que-se-alimentam-de-racoes.html” color=”silver” newwindow=”yes”] Leia mais[/button]

Andréia Camargo

Criadora de west desde 2006.

Comportamentalista, Groommer e Designer.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também vai gostar de:

Se interessou pelos westies?

Conheça mais nossos filhotes, nosso trabalho e nossa filosofia!

Se interessou pelos westies?

Conheça mais nossos filhotes, nosso trabalho e nossa filosofia!