Você já deve ter percebido que alguns cães adoram correr atrás de uma bolinha no ar né?
Fotos: Renáta- Rostislav Glogovský
Foi inspirado nesse instinto que nasceu o Flyball. Este esporte canino no final dos anos 1960 e início de 1970, no sul da Califórnia. Alguns treinadores de cães de corrida combinaram obstáculos para que seus cães trouxessem a bolinha de volta1.
Em seguida, eles incorporaram um aparelho lançador de bolas de tênis e assim nasceu a primeira caixa de Flyball.
Diferentes tipos de caixa de Flyball – as caixas soltam as bolas quando tocadas com o impulso das 4 patas1
A Herbert Wagner é creditada a invenção da caixa. O primeiro torneio Flyball foi realizado em 1983 nos EUA e hoje é um esporte que se expandiu para muitos países incluindo Austrália, Canadá, África do Sul e Europa2
No Flyball o cão corre com mais três cães parceiros. A corrida começa a partir de uma linha de largada/chegada, cheia de obstáculos. A caixa libera a bola de tênis quando o cão aperta a tampa e o cão deve retornar ao condutor trazendo a bola.
O percurso consiste quatro obstáculos a cada 3m e linha de partida de 1,8m, a partir do primeiro obstáculo. A caixa fica a 4,5m após o último obstáculo – totalizando 15,5m. A altura da barreira é determinada pela altura do ombro do menor cão2.
As regras da North American Flyball Association (NAFA) dita que o obstáculo deve ser 12,7cm abaixo da cernelha do menor cão. Cada cão deve retornar com sua bola em toda a extensão da linha de largada antes do cruzamento do cão seguinte1.
A execução da largada ideal é nariz-a-nariz na linha de partida. A primeira equipe onde todos os quatro cães cruzaram a linha de chegada sem erros vence a prova. Se a bola cair ou o cão decidir contornar um dos obstáculos ao invés de pulá-los, as equipes perdem pontos3.
Olho eletrônico da chegada/saída do Flyball. Equipe segurando e incentivando os cães participantes.
O Flyball é indicado para cães que possuem muita energia, gostam de correr, sabem pular e trazer objetos. É um esporte emocionante que exige do cão boa forma, pois é um exercício vigoroso.
É uma excelente maneira de cães queimarem energia e muito útil para cães entendiados que podem ou desenvolveram padrões de comportamento destrutivo3. Além disso, cães e proprietários se divertem juntos, confira!
FONTES:
- MORI, Adriana. FLYBALL Diversão para dono e cão. Agiliteiros.com. Acessado em maio 2011.
- ACES, FLY’N. What is Flyball? Fly’n Aces Flyball. Acessado em abril 2011.
- McHUGH, Andrea. Como fazer seu cachorro feliz. [trad.] Luiz Roberto Mendes Gonçalves, São Paulo: Larousse, 2008.
0 resposta
Caramba, que legal. Não conhecia, mas é mto interessante mesmo!! O Lupin faria isso, com certeza, ele adooooooooooooraaaaaaaaaaa bolinha, ama de paixão, dorme com elas na boca e tudo kkkk E busca e devolve direitinho, pulando qualquer obstáculo. Agora o Sirius ia tentar roubar a bola dos cachorros do lado shuahsuauhshuasuhau
hauhauahauhaua….se sair do percurso, o time é penalizado! Mas nada que um bom adestramento não resolvesse né? Interessante é que o time humano e a platéia vibra junto né?
Onde adquiro a caixa?
OLá, não faço a menor idéia. rs rs..Obrigada pelo contato!