É um campeonato onde o cão é treinado para buscar um disco no ar. Também conhecido como Frisbee, o brinquedo é uma marca registrada da empresa Wham-O.
Nas competições, o humano lançam disco a uma certa altura e distância e o cão salta para buscá-lo. O esporte celebra a união entre condutor e seu cão, permitindo-lhes trabalhar junto um exercício mental e físico.
O esporte teve seu início em 1970, paralelamente com a popularidade da versão do esporte Frisbee para humanos1.
Em 1974, o estudante universitário de 19 anos de idade, Alex Stein, de Ohio, e sua cadela Whippet chamada Ashley, pulou a divisa do campo de de beisebol no do Los Angeles Dodgers e Cincinnati Reds.
Stein, que tinha levado consigo um par de discos voadores, jogou o brinquedo para chama atenção de Ashley. Foi quando a cadela surpreendeu a platéia capturando o disco no ar enquanto corria à 56km/h dando – ela deu um salto de 2,7m no ar prender o disco com a boca.
Segundo a autora, a acrobacia foi tão original que o jogo foi interrompido e Joe Garagiola, o narrador do jogo, começou a narrar a ação de Ashley e seu disco voador no campo. Finalmente, depois de oito minutos, Stein foi escoltado para fora do campo.
A exposição em rede nacional de habilidade de Ashley fez muitos interessados pelo esporte.
Stein trabalhou com Irv Lander e McIntire Eldon para criar o Campeonato Mundial de Frisbee Dog para pessoas e seus cães. Ainda hoje, Stein e McIntire continuar a contribuir para o esporte.
Como é o jogo?
Existem 03 modalidades2:
Arremessos a distância: é a modalidade mais comum. O condutor se posiciona atrás de uma linha com o cão e um disco e realiza diversos arremessos a distância – nesse caso o maior número de pegadas à longa distância durante dois minutos. A distância média dos arremessos normalmente varia de 10 a 30 metros.
Freestyle Frisbee: o condutor dança com o cão – realiza movimentos sincronizados ao som de uma música e executa diversos tipos de arremessos. Os arremessos que mais chamam a atenção são os que o cão usa a perna, o peito e as costas do condutor para impulsionar um salto e pegar o disco no ar. É a modalidade que exige mais criatividade e treinamento.
Arremessos com precisão: uma modalidade parecida com a de arremessos a distância. A diferença é que o condutor deve arremessar o disco e o cão deve pegá-lo dentro de alguns círculos desenhados no chão. Quanto mais longe o círculo estiver maior será a pontuação.
Qualquer cão pode jogar Frisbee?
- Verifique a saúde do seu cão com o veterinário. Saltos podem agravar alguma propensão para problemas de ossos ou ancas.
- Cães excessivamente pesados não são os ideais. Além disso, o cão deve estar em forma.
- O instinto de presa deve estar bem apurado e o cão já deve ter algum instinto de buscar o objeto.
- Bom temperamento também é um requisito, pois os cães são soltos no meio de pessoas e animais.
- Nunca inicie esta atividade com saltos usando um cão que tenha menos de 14 meses, pois os saltos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento correto do cão.
- Procure dar a obediência básica para que o cão não fuja, perturbe outras pessoas.
- Escolha um disco próprio para cães
- Joge sempre em áreas seguras e não atire para ao pé de buracos, vedações, árvores, outros cães e outras áreas potencialmente perigosas.
FONTES:
- FINOTTI, Denise. Ashley Whippet, o Rei do Frisbee. Acessado em abril, 2011.
- BARRETO, André. Frisbee Canino. Abril, 2006. Acessado em maio, 2012
- CALADO, Helena. Frisbee com cães. Janeiro, 2010. Acessado em maio, 2012
0 resposta
Andie, não tinha lido esse post. A Giuka treina com a Demi dentro do ap 😉 Ela ama e já pega algumas vezes no ar. As vezes ela pega o frisbee e vem rosnando pra gente jogar…hehehehe….
Aliás, ela tá sempre com alguma bola na boca rosnando pra gente brincar…hehehehe…. 😉