skip to Main Content
westie-terrier-feliz
Grooming do Westie

A tosa do Westie é um dos pontos mais polêmicos da raça. De um lado está o hand-stripping, a tosa oficial da raça, que arranca o pelo pela raiz e deixa maioria dos iniciantes no conhecimento da raça com o cara de medo e pavor.

Do outro, está a tosa à maquina, que apesar de não ser incorreta, sofre com o desconhecimento do tosadores deste país que acham que a lâmina número 10 é a única existente na superfície terrestre e que a mesma é universal para se alcançar todas as tosas.

Assim, vou exemplificar cada uma dela resumidamente:

O hand-stripping – a tosa oficial

Segundo o padrão publicado pela Confederação de Internacional de Cinofilia, os West Highland White Terriers devem possuir pelo duro, aramado e opaco.

Este tipo de pelagem é alcançado com o “hand-stripping” – e SO.MEN.TE com ele. Stripping é uma palavra inglesa que significa “retirar totalmente”, ou seja, arrancar o pelo pela raiz.  A tosa é feita quando o pelo alcança certo tamanho e já está “morto”, ou seja, retira o pelo que cairá de qualquer forma.  O processo é indolor para o cão, pois arranca somente o pelo que já está prestes a cair (mais isso depende da técnica tá gente!).

É claro que cães não acostumados irão estranhar o processo, pois é  mais demorado que a tosa à máquina e exige muito mais paciência do cão em cima da mesa.

hand-stripping é uma técnica relativamente fácil, que pode ser aprendida por qualquer pessoa dedicada. Inclusive é mais prazeroso para o cão quando ela é executada pelo seu dono. O aprimoramento ocorre com o tempo e a cada sessão você melhora sua técnica.

Há tosadores que deixam a pelagem no “zero”, ou seja, arrancam todos os pelos, deixando a pele à mostra. Mas não há necessidade, pois o efeito duro da pelagem, pode ser alcançado com ciclos de tosa. Esse processo em ciclos é chamado de “rolling”, que numa tradução livre, seria como deixa o pelo “rolar”, renovar a pelagem aos poucos.

A vantagem do hand-stripping:

  1. Desopilam os folículos pilosos e minimizam a quantidade de pelos em um mesmo folículo, diminuindo a ocorrência de acnes, caso o cão seja propenso.
  2. Os pelos crescem na posição esperada. Isso quer dizer que o dorso do cão terá um aspecto “penteado” e arrumado, não importa a estripulia que ele faça!
  3. A pelagem apresenta várias camadas – proporcionando ao corpo do cão um aspecto uniforme, não havendo “divisão” entre saia e dorso.
  4. Por tornar o pelo texturizado e com mais queratina, a sujeita tem mais dificuldade de “grudar” no pelo e uma simples escovação é capaz de limpar o cão.

Veja foto abaixo o resultado do hand-stripping:

A tosa à máquina

A tosa à maquina é mais popular. A máquina amacia o pelo e deixa-o “bom de acariciar”. Um bom tosador poderá consegui um aspecto semelhante ao efeito alcançado com o hand-stripping, basta que se utilizem as lâminas corretas, nas alturas corretas, tais como: 9mm, 16mm e 19mm.

Porém, o grande problema da tosa à máquina é o desconhecimento da maioria dos profissionais de como alcançar uma tosa semelhante ao stripping. A maioria deles utiliza a lâmina n. 10 no dorso, deixando-o com altura de 6mm e ai? O cão fica com aspecto careca! :O

Algo mais ou menos assim:

Claro que você vai se sentir aborrecido quando ver seu cão tosado assim (eu me sentia frustrada quando isso acontecia comigo). Acredite, esta tosa não está correta e, SIM!… é possível alcançar um resultado mais bonito com a máquina.

Às vezes é mais econômico e menos aborrecedor, aprender a tosa e executá-la em casa. Além disso, seu cãozinho vai adorar ser manipulado por você.

Mas, se você optar pela praticidade e preferir levá-lo ao pet shop, por favor, evite os dias de sábado em que as lojas estarão lotados e as máquinas estarão a todo vapor. Nesses dias sempre haverá uma fila enorme de cães, as lâminas estarão a todo vapor (leia-se superaquecidas) e seu cãozinho vai esperar horas numa gaiolinha (além do risco de sair queimado). Além disso eles ficam expostos à doenças devido à super lotação do local.

Lá no pet shop, não tenha vergonha de perguntar se o tosador sabe fazer a tosa da raça, afinal você vai pagar pelo serviço. Pergunte se é possível executar a tosa com tesoura, assim você evitará que seu cão tenha queimaduras na pele e ainda poderá ter uma tosa mais suave, sem a divisão dorso-saia.

No blog temos uma série sobre tosa à máquina com detalhamento de vários pontos da tosa. Abaixo veja como é possível um bom resultado utilizando a máquina:


A vantagem do tosquia pela máquina:

  1. É mais rápida. Exigem menor tempo de mesa do cão.
  2. Não exige treino e não causa nenhum causa incômodo no cão.
  3. Pode ser executada por qualquer tosador bem treinado.
  4. É mais econômica.
  5. Apesar de não ser o padrão da raça, torna o pelo mais sedoso ao toque das mãos.

A tosa com rasqueadeira

Uma alternativa entre o hand-stripping e a tosa de máquina, é a tosa utilizando a rasqueadeira de sub-pelos. Com essa ferramenta é possível retirar o excesso de pelos de dorso, e ter um aspecto em camadas semelhante ao hand-stripping. A diferença é que a rasqueadeira não arranca o pelo, apenas corta em camadas e após algum tempo, a pelagem se tornará macia.

A título de conhecimento, veja como eles ficam sem tosa:

Deu vontade de aprender mais?

Que tal fazer um de nossos cursos?

Send this to a friend