- Amsterdam Holanda
O enredo do projeto é a margem de um rio da cidade. O terreno com o formato de cunha, aparentemente não cabia as funções de abrigo para animais.
O revestimento exterior é concebido para parecer ‘imaculado” na vegetação circundante. São painéis de aço zincado revestidas com doze tons de verde que corre ao longo do comprimento do prédio – é uma versão da grama “pixelada”.
A posição central do átrio da entrada, determina a forma final da fachada – um objeto fluído.
O projeto consiste em um corredor de serviço longo, com área de repetição dos canis perpendicularmente posicionadas a esse corredor e separadas por pequenos espaços exteriores.
Maquete eletrônica, 2 áreas de canis/gatis ligadas por um grande corredor de serviço. |
O edifício é todo voltado para o interior a fim de reduzir os níveis de ruído excessivo dos latidso para os vizinhos. Na segundo pavimento do edifício, está localizada a acomodação dos gatis, agindo como uma área de abafamento do som pat ao exterior.
Corredor dos gatis – piso superior. |
Corte do gatil/canil da fachada paralela ao lago. |
O lugar oferece abrigo para 180 cães e 480 gatos, também abriga uma loja, uma clínica veterinária, salas de ensino, cozinhas, escritórios, espaços técnicos, salas de armazenamento e um apartamento de zelador de 115m2.
Átrio no centro dos canis, com espaços segregados, margeados por uma circulação – dá para manter matilhas em separado, conforme a evolução da socialização 😉 |
Dentro do perímetro projetado para os canis, os arquitetos criaram grandes espaços de jogos para os animais, que também podem funcionar como separação de matilhas por porte dos animais.
Corte da área de canis, em vermelho áreas dos gatis funciona como um abafador do som dos latidos. |
Não se costuma achar projetos de hospedagem de animais, ou melhor com funções tão modestas, e com tal proeza arquitetônica. Mas há exceções. Arons en Gelauff Architecten conseguiram, apesar dos desafios impostos pelo formato do terreno, transformar este abrigo de animais em um prédio de uma aparência atraente e memorável.
Arquitetos: Arons en Gelauff Architecten
Endereço: Ookmeerweg 271, 1067 Amsterdam
Período de construção: 2006-2007
Fotógrafo: Luuk Kramer
Custo do projeto: 4,1 milhões de euros
3 respostas
Olá andréia,
estou fazendo um centro de resgate e tratamento para cães, estou na busca de estudo de casos. Como tem que ser um em algum outro país, tinha me interessado tanto pra o que vc colocou da australia quanto esse da holanda, mas em nenhum momento encontro o programa do projeto, por exemplo: térreo com x salas administrativas, y salas para num sei que o que, etc etc. Será que vc teria essas informações? tb precisaria da planta baixa com os nomes dos ambientes.
Imagino que vc nao poderá me ajudar, mas de repente se vc colocou e encontrou essas informações para fazer o seu, me da um help , porfa =)
Marcela
Não, não tenho. Eu me baseei pelas fotos e pelas maquetes dos projetos que encontrei. Boa sorte!
Oi Marcela, qual teu email?