skip to Main Content

Cuidados pós banho do Westie

Você já deve ter lido que os westies são suscetíveis a muito problemas de pele e alergias. Também já leu que muitos desses problemas são causados pelo excesso de banho. Bem, sendo o westie um cão de pelagem branca, isso se torna quase um paradigma para os donos, pois como é possivel conviver com um cão branco sem poder dar banho, não é mesmo? Mas, será que realmente não podemos dar banhos com frequência neles? Para entender isso, é necessário que você entenda as diferenças entre a pele canina e a pele humana:

.

Diagrama da pele do cão

Diagrama da pele humana

Veja a diferença entre a proporção da derme e da epiderme entre as duas estruturas.

.

Além dos fatores individuais do animal, deve-se levar em consideração a raça, umidade do ambiente, a temperatura onde o cão vive, uso de agentes químicos (veja esquema abaixo). Após um banho, a umidade natural da pele canina só se recompõe, aproximadamente, duas semanas.

.
Fatores que influenciam a produção das glândulas sebáceas

Mas, há  cuidados que auxiliam recomposição da umidade natural da pele. A escolha de um shampoo apropriado para cães, devido ao pH diferenciado da pele deles, seguidos de produtos para recompor a umidade natural perdida:

  • Humilac® da Virbac: é um produto que possui componentes hidrossolúveis como a glicerina e a ureia, que retêm as partículas hidratantes sem adicionar gordura à pele. Possui ainda o propilenoglicol que ajuda a formar uma espécie de “filme” protegendo a pele canina e o ácido lático mantém o pH da pele do cão e impede a multiplicação das bactérias. Não é um produto barato, no entanto, você pode diluir um pouquinho na última água e enxaguar o cão e deixá-lo secar sem retirar, tal como se usa um “amaciante de roupa”. Este produto devolve rapidamente a proteção natural.
  • Vetriderm® da Bayer: desenvolvido para tratar reações que causam coceiras em cães e gatos e para hidratação do pelo e pele. Contém aveia coloidal, alantoína, aloe vera e extrato de camomila. Este produto promete criar um filme protetor no pelo a fim de evitar o “agarrar” da sujeira no pelo. Este possui um cheirinho muito suave e muito agradável. Não é aconselhável para uso em peles infectadas por fungos, pois a aveia pode servir de alimento para a população de fungos.
  • Fluído Desembaraçador de Pêlos da Pet Society: pode ser usado como um “banho seco”, seguido de escovação que promove a remoção das sujeira e possui perfume suave. Sua fórmula não contém silicone o pelo não fica com aparência engordurada.
  • Sabonete de glicerina: a glicerina é um poderoso umectante da pele. Nesse caso está liberado o uso de sabonetes humanos (que são mais em conta), pois o pH da glicerina será o mesmo em ambos os tipos.
  • Outro procedimento mais simples e mais barato é lavar somente a área mais suja apenas com água, secar bem com toalha e depois com o secador no vento frio escovando enquanto seca – a sujeira irá pelo ralo.

Neste último caso, você deve estar pensando: mas e o cheiro? Apesar de baixo odor, comparado a outras raças, o westie ainda terá cheiro de cão. É importante que você aceite o cheirinho do seu cãozinho, afinal ele é um bichinho, e nunca será como um ser humano que toma banho e se perfuma todo dia. Bichinhos de pelúcia é que não possuem cheiros e westie não é um bichinho de pelúcia ok?

É melhor ainda nem usar perfume, pois os cães possuem o olfato aguçado e ficam irritados com o cheiro de perfume que não é o cheiro natural deles. Logo tratam de sair se esfregando no chão ou na grama para “perder” aquele perfume forte e irritante – ou você nunca teve a experiência de ver o seu cão correr pra grama molhada após um belo banho?

Você pode guardar os produtos mais caros para os dias de “acidentes”, quando você tiver que dar banhos antes do prazo estabelecido – e quando a proteção natural ainda não se restabeleceu. Por exemplo, se um westie adulto entrar embaixo de um carro, ele irá sujar seu dorso, pois eles são exatamente da mesma altura do espaço embaixo do carro. Imagine que seu cão quis brincar de se esconder na garagem três dias depois “daquele” banho? É nestes casos, onde você terá que lavar pra retirar a graxa, que aconselho o uso de produtos, senão a pelagem ficará amarelada naquele local.

Desaconselho totalmente o uso de banhos de vinagre, principalmente se diluídos em álcool. Isso poderá provocar alergias em seu westie e principalmente baixar demais o pH natural da pele alterando a microbiota natural – ou você gosta da sensação que o álcool propicia na sua pele? Não? Então! Porque fazer isso com seu cãozinho?

Assim, ESQUEÇA orientações como esta:

Este fragmento de texto foi retirado do site de um canil de westie no Brasil. Ninguém precisa arriscar a saúde dermatológica de seu peludo usando fórmulas caseiras que não passaram por nenhum teste ou comprovação científica! É no mínimo, perigoso.

 

This Post Has 21 Comments
  1. Oi Andie! A revisao ficou otima!! Super util e muito educacional! os novos diagramas ficaram lindos!

    Talvez fosse interessante adiconar aqui as dicas de lava pes da Dra Karen Becker.
    http://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2009/12/16/thirty-seconds-to-relieve-your-pets-itchy-paws.aspx

    Eu tenho usado e tem ajudado bastante! afinal a cidade eh super poluida ne e agente passeia pra caramba!!lavar os pezinhos de vez em quando vai bem!

    Beijocas e Muito Obrigada!
    Emi e Tiby

  2. Boa tarde meu nome é Jackson sou de Maceió sempre tive vontade de cria um Westie, a 3 meses comprei um tive que manda busca em PE porque não consegue compra aqui em Maceió muito difícil acha ló, ele veio com a 1 vacina já remi fugado eu comprei a ração ROYAL CANINO logo que comprei ele não gostou tive que compra patê e mistura com a ração e ele devorou Rs.. Depois disso com um tempo percebi que ele começou a se cosa e começou a cria umas feridas levei a uma veterinária segundo ela poderia ter sido por conta dos produtos químicos que eu estava passando no chão, pra tira o odor deixado por rele, tirei todo que poderia causa esses problemas e comprei um produto que ela passou pra poder aplica no chão para substituir os produtos de limpeza, e tira todo o odor é muito bom ante alérgico é só junta a loção com agua e passa pano. Ela passou também um chamado GALATEM ou é COLESTEM uma coisa assim, agora ela disse que era pra da banho nele 2x por semana por 60 dias na primeira semana ele já tive uma grande melhora quase 100%, e eu estou pesando em “suspende” os banhos e da pelo menos 1x por semana só para termina esse champo, estou comendo em continuar da esses banho 2x por semana e criar feridas por conta dos banhos, por conta de sua pele sensível e a raça não ter a necessidades de varias banhos na semana ou no mês. Percebi agora que ele está com falta de apetite não sei se é por conta do pati ou é por conta da ração, ontem levei na veterinária pra fazer uma hemograma o resultado sai amanhã eu gostaria de saber o seguinte: Qual outro tipo de comido eu poderia oferecer sem ser ração? Sobre os banhos quantas vezes no mês poderia da o banho nele sem medo de ter alguma conseguia, pq tem veterinário que diz o bom é da banho 1 vez por semana por conta do Brasil ser um lugar muito quente e vcs o que dizem?

    1. Olá Jackson,

      Felizmente suas perguntas já foram respondidas no blog. Use a ferramenta de busca para achar os assuntos que lhe interessa. Sugiro que você leia o blog por completo, primeiro os posts que lhe interessam no momento e depois os demais – com certeza seu conhecimento sobre a raça será acrescido de algo. Nada do que eu te responder aqui fará jus ao que escrevi lá – saia clicando nas palavras grifadas – elas vão te levar aos demais sites que eu utilizo para meu próprio conhecimento. Vou colocar alguns posts aqui, mas por favor, explore o blog e você se surpreenderá!

      Meu westie rejeita ração e agora?

      Quantas vezes dou banho no meu westie?

      Pelo que percebi você leu o post sobre cuidados pós banhos. Acho que você percebeu que eles demoram uma semana para refazer a microbiota natural e a oleosidade natural da pele. O banho e os shampoos destroem essa microbiota e a oleosidade natural, que também serve como uma barreira aos microorganismo. Você acha que deveríamos destruir com shampos essa barreira natural tão logo ela se forme? Aqui eu tenho westies que passam meses sem tomar banhos de água com shampoo e nem por isso são doentes ou pegam doenças por falta de banho (mas claro que eles não estão se tratando da pele – nestes casos seria diferente).

      Bem, espero ter sido útil. Boa leitura!

      Andie

  3. OI boa tarde,meu nome é Jackson Correia sou de Maceió/AL gostaria de saber qual a melhor opção de torça hand-stripping ou na maquina? Estou na dúvida tenho um Westie ele já está com 6 meses e ainda não tive o 1 torça. Já procurei varias sites que diz que: tem que procura um bom profissional para fazer o corte no modo hand-stripping. Por conta que o cão pode ficar com traumas, dependendo do profissional, e outra tem alguma diferencia no modo hand-stripping ou na maquina? O pelo pode ficar diferente com um tempo de um modo do torça e do outro?

    1. Oi Jackson,
      A opção de tosa é uma decisão pessoal. Eu, por exemplo, acho a aparência do Westie com hand stripping mais bonita e preciso dos meus com esse tipo de tosa porque levo pra exposição (na exposição é obrigatório tosa por hand-struping). Realmente o cão deve ser acostumado desde bebê com o hand-stripping – aqui os meus fazem a primeira tosa aos 45 dias e lá pela terceira sessão eles já se acostumaram. Um cão com 6 meses, que nunca foi tosado, vai dar trabalho em qualquer um dos modos, hand-stripping ou máquina.
      Sim, os resultados e texturas da pelagem são muitos diferentes nos dois modos.
      Reforço o que te disse na primeira vez que você entrou em contato comigo: “use a ferramenta de busca para achar os assuntos que lhe interessa. Sugiro que você leia o blog por completo, primeiro os posts que lhe interessam no momento e depois os demais…saia clicando nas palavras grifadas – elas vão te levar aos demais sites que eu utilizo para meu próprio conhecimento. Vou colocar alguns posts aqui, mas por favor, explore o blog e você se surpreenderá!”

      Aconselho a leitura abaixo.

      A tosa a maquina do Westie
      Como tosar o dorso e pescoço do Westie
      Eu gosto de cenoura invertida e você?
      Como tosar a cabeça do Westie
      Porque fazer hand-stripping em terriers?
      Há como aprender o hand-stripping sozinha?
      Padrão racial – pelagem e cor

      Obrigada pela visita!

  4. Olá Andie, primeiro quero parabenizá-la pelo excelente trabalho, o blog está fantástico. Os textos educativos, coerentes e embasados cientificamente.
    Fiquei com dúvida, se após passar o Humilac, devemos deixar o pêlo secar naturalmente, sem usar o secador.
    E a respeito do sabonete de glicerina, poderia por exemplo, usar o sabonete líquido de glicerina para bebês da granado?
    Ao invés do Carbonato de Cálcio, já usou algum outro pó ou talco que crie o mesmo efeito, sem ressecar a nossa pele? Não consigo usar o carbonato, pois ao fazer carinho no pêlo do animal, nossas mãos ficam ressecadas, grossas.
    Sou do Rio de Janeiro, você poderia me indicar algum profissional para fazer o hand stripping por aqui?!
    Beijos e muito obrigada!
    Michele.

    1. Obrigada Michele! Queria ter mais tempo para escrever aqui! Olha eu uso o humilac como um último enxague, principalmente quando preciso dar banhos seguidos ou quando vejo que o cão está com alguma alergia. Aplico como última água e seco normalmente, ele funciona como um condicionador, inclusive deixa a pelagem mais sedosa.
      …….
      Sim, os sabonetes de glicerina tanto líquidos como em barra têm a mesma fórmula. Sabe aquela fugidinha pro jardim depois de um banho? Que o westie volta com a saia toda suja? Ai, eu dou um “banho de saia” com sabonete pra não agredir taaanto a pele (mas vale lembrar que ele não clareia a pelagem como os shampoos clareadores).
      …….
      Bem, eu não nasci sabendo né? Rsrsrs…quero dizer que não virei criadora da noite pro dia, e claro, já testei tudo que foi pó que você pode imaginar. Todos, SEM EXCEÇÃO, deixam a pele da mão seca, é da natureza dos pós. Usei talco, não vi diferença alguma na pelagem, usei pó de chinchila – é uma b%$^#*…cai pela casa, desaba da pelagem, suja tudo. Foi quando resolvi ir na loja de produtos químicos e hospitalares, comprei o carbonato de cálcio PA (para análise) e voilá …tudo se encaixou. O pó é finíssimo, agarra no pêlo, principalmente se você higienizar o pêlo antes (eu higienizo com gel banho seco). O pó seca um pouquinho a mão sim, mas eu passo com a escovinha de bebe e espalho bem…depois ele vai sumindo na pelagem. O objetivo de usar o pó? deixar o pêlo mais armado, com mais volume e proteger um pouco da poeira. Nunca promover limpeza como muitos afirmam por ai.
      ……..
      Olha eu realmente não conheço ninguém no RJ! Já soube de alguns profissionais e ao mesmo não ouvi coisas legais, portanto não tenho quem indicar. Porque você não procurar os criadores da raça ai da região? Quem sabe eles não tem uma pessoa?
      Um beijooo….volte sempre por aqui!

  5. Oi Andie, voltei de novo, rs.

    É que no dia em que o Atos foi tomar as últimas doses de vacinas, a vet passou álcool em gel na região em que ia aplica-las, bem no dorso dele. Acontece que onde ela passou o álcool a pelagem ficou muito dura, áspera com uma coloração bem amarela… bem esquisito mesmo. Eu achei que quando ele fosse banhado esse efeito melhoraria, mas pra minha surpresa, não melhorou. Eu devo me preocupar com isso e levá-lo ao vet? Ou isso é normal e regulariza com o tempo?

    Mutos abraços e fungadinhas,

    Jeimila e Atos.

    1. Oi Jeimila,
      É comum o espessamento dos pelos quando há alguma injúria tecidual (provavelmente houve uma reação mastocitária na derme por causa da vacina). Isso pode ocorrer em cães de qualquer raça. É só usar máquina que o pelo voltará a ser fino. 😉

  6. Ola Andie, Guria parabens pelo blog…mto interessante…amei nem sei se vais lembrar de mim…nos falamos a algum tempo por telefone, bom grande abraco…

  7. Leio muito o seu blog.
    E gosto das orientações.
    Tanto que ponho em prática várias coisas.

    Mas, lendo esse post fiquei meio decepcionado com a crítica ao canil “premiado” que realmente é premiado sem aspas, o mais premiado do Brasil até onde sei.

    Acredito que se lá eles usam essa orientação e funciona pra eles, seja nos próprios cães ou nos cães que vendem, não merecia ser citada aqui e criticada.

    Seu trabalho é muito bom e vocês não precisam criticar outros.

    Att,

    Luiz.

    1. Oi Luiz,
      Obrigada por nos dar sua opinião. Bem concordo com você sobre o uso das aspas na palavra premiação, vou editar. Esse post foi escrito em 2010. Naquela época eu estava descobrindo como funcionava a cinofilia brasileira e ainda ficava intrigada com algumas coisas (veja bem, estou me referindo ao sistema como um todo).

      Agora quando ao alerta sobre o uso de àlcool puro e/ou diluido com vinagre, não editarei. Me explico: nessa parte do post não é a Andréia criadora de westie que está falando, mas sim a farmacêutica, detentora de conhecimentos técnicos sobre farmacologia, farmacognosia e farmacotécnica. Além do conhecimento, eu tenho compromisso ético de alertar que o uso de produtos caseiros pode sim ser beeem prejudiciais à saúde, tanto de humanos quanto de pets. Seja por exposição à um pH inadequado, à um composto inseguro e não testado, porque não temos pra quem reclamar pois o fabricante somos nós mesmos e mais perigoso ainda, a um problema mais sério como uma queimadura ou intoxicação.

      Infelizmente, quando publicamos informações num site/blog e afins, nos tornamos sujeitos à críticas, assim como essa que você está fazendo aqui. Além disso, precisamos no mínimo nos assegurar das fontes dessas informações e avaliar os riscos da publicação. Eu fui testemunha desses riscos. Uma amiga utilizou a mistura caseira em seu westie e ele apresentou queimaduras de primeiro grau em cada lugar que o animal teve contato com o produto – quase no corpo inteiro. E ai? Vai reclamar pra quem?

      Bem, espero que você compreenda meu posicionamento. Minha explicação continuará ai para segurança de quem conseguir lê-la. Um abraço!

      1. Eu entendi perfeitamente.

        A minha crítica não é em relação ao uso da mistura caseira. Você disse bem. “detentora de conhecimentos técnicos sobre farmacologia, farmacognosia e farmacotécnica”

        Nem acho que você precisa editar a questão do uso da mistura caseira. Cada um acredita no que quer, certo? Do mesmo jeito que você usa seus conhecimentos técnicos para não recomendar, talvez o outro tenha utilizado da experiência vivida dele para recomendar. E assim vamos indo.

        Você já presenciou um problema de queimadura, talvez o outro não.

        Minha crítica se dá ao fato de que você não precisaria citar o site do outro para dizer que não recomenda e assim condenar o que o outro, dito premiado, recomendou.

        Bastava dizer que não recomenda, citar suas fontes e experiências e fim.

        Não estou criando polêmicas. Conheço a pessoa que citou. Amo os Westies. Busco informações em diversos sites e recentemente adquiri livros americanos. Não sou criador. Apenas um apaixonado pela raça.

        Enfim, na minha concepção seria prudente retirar a citação do outro site e apenas dizer sobre o seu conhecimento e vivência.

        Tenho certeza que outros leitores seus sabem quem é que você citou.

        E quando falou em valores então ficou parecendo que o dito premiado era o mais caro de todos… e sabemos que não é verdade.

        Pra terminar, digo que continuarei acompanhando seu blog e site por gostar de sua experiência.

        Um abraço e obrigado.

  8. Olá bom dia, tenho um weste de 3 meses o Oliver, tenho notado que ele está se coçando muito e gostaria de saber quando dar o primeiro banho ou se tem algo que eu possa fazer para amenizar .

    1. oi Jéssica, tudo bem? Já atendemos você numa live, lembra flor?

      Teremos o prazer de explicar tudinho da raça pra você, veja onde você se encaixa nesse link, envie nos um email agendando a hora que vc quer conosco. Por email você receberá todas as informações de pagamento!

      https://holywestie.com.br/consultas/

      Obrigada pelo contato e pela preferência! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend