skip to Main Content

Os louros da conquista

Quem nos acompanha  pelo twitter sabe que na segunda quizena de abril estivemos com os nossos cães em exposição de conformação.

Expor um westie, ao contrário de outras raças de pêlo curto, demanda muito trabalho. O principal deles é a pelagem que precisa estar impecável – e isso demanda 2 a 3 horas de trabalho para cada exemplar. Colocamos 03 em pista – uma loucura!

Já disse aqui que todo aquele formato da cabeça, dorso e pelagem só é alcançado com técnica avançada de hand stripping e preparação do cão com a tosa de exposição.

No nosso caso, ao contrário de muitos criadores, não entregamos nossos cães à handlers e tosadores profissionais, somos nós mesmos que metemos a mão na massa.

Estamos sempre lá juntos do cães. Acreditamos que isso faz parte do processo de crescimento da criação – faz parte do objetivo de manter os cães relaxados e extrair deles o melhor comportamento e temperamento em pista.

Tente imaginar: seu cão ficará mais feliz em se apresentar com você ou com alguém que ele não conhece bem?

64 (13)

Lógico que no início não sabíamos nem por onde começar. E como qualquer iniciante, colocamos nosso primeiro cão em pista nas mãos de um handler local. Foi um horror! O cão não se apresentou com satisfação, se recusou a mostrar os dentes e mostrou um temperamento em pista que ele não tinha em casa. Sim, um westie é um cão muito birrento quando contrariado.

64 (24)

Depois da primeira decepção, aprendemos!

.

Foi aí que partimos para o “faça você mesmo”! Acredite, uma sessão de hand stripping custa em média $ 50 dólares e, geralmente são necessárias 4 sessões. Estas devem ser repetidas a cada 40 dias. Dessa forma, meter a mão na massa significa, além da economia para nós que temos mais de um cão, horas de carinho, atenção e envolvimento com nossos cães.

Aprender não foi tarefa fácil, foram quase 2anos, pesquisando, lendo livros estrangeiros, artigos on line, revistas e TREINANDO QUINZENALMENTE. Visitamos amigos criadores de raça de pêlo duro para fazer mini cursos e aprender o hand stripping. Um grande amigo e criador de Schnauzer daqui foi essencial nesse início. Ele e seu filho compartilham a paixão pelos barbudos!

Muito obrigada Sérgio e Felipe Ferret pelo incentivo inicial!

64 (17)

Depois de aprender a técnica, faltava aprender a marcação da tosa. As raças de pelagem abundante sempre possuem um marcação própria que evidencia os dotes de cada uma. Sérgio me incentivou a procurar um criador especialista na raça.

Por indicação de uma criadora do Canadá, Sra. Linda Carmichael, cheguei à um criador em São Paulo – Marcos Juliani, que me deu um curso detalhadíssimo e a quem tenho muita admiração e apreço.

Ele também compartilha da idéia de que todo criador de Westie deve aprender a tosar seus cães. Isso é comum na Inglaterra, Europa e Canadá. Ele por sua por sua vez também teve dificuldades pra aprender, e conseguiu melhorar seus conhecimentos com ajuda de uma criadora inglesa que foi esclarecendo os pontos da tosa por email.
64 (35)

A vontade de aprender move montanhas, não é mesmo?!

.

206665_201886433168168_100000404380050_658045_4933859_n

Muito obrigada Marcos pela paciência em ensinar, carinho e incetivo com a nossa criação!

.

Por fim, Marcos nos proporcionou a possibilidade de termos o Flor ao nosso lado – Florent Amound of Albireo Lyrae, o “Massinha” – porque é dotado de muita massa muscular! rs.

As exposições ocorreram dias 22 e 23 de abril de 2011 – em 23 de abril completei mais um ano de vida. O reconhecimento pelo nosso trabalho e dedicação à esse cães finalmente veio!

Ganhei do papai do céu, vários presentes!

IMG_0967

Mansour of Holy Westie (o MEGAbite – mega)

1o filhote Best in show

2o filhote Best in show (3x)
3o filhote Best in show
IMG_0964

Florent Amound of Albireo Lyrae

Título de Grande Campeão
Melhor da raça 4x
3o do grupo terrier
4o do grupo terrier

IMG_1699

Nadinne Keller

Título de Campeão Filhote 2010
Título de Grande Campeã 2011
Melhor da raça 4x
3o do grupo terrier

64 (38)

E por fim meu maior obrigada, vai pra esse rapaz de branco aí em cima, que abraçou meu sonho como se fosse dele! No final, saiu lagrimando depois do primeiro prêmio.

.

Te amo profundamente moço!

.

E você, tem o sonho de aprender a tosa, aprender a apresentar seus cães para melhorar sua criação? O caminho é longo e o trabalho é árduo, mas, estamos a aqui para incentivá-lo!
.

Com dedicação e paciência é possível chegar lá!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend