skip to Main Content

Quantas gotas tem um mL?

Tenho certeza que muitos de vocês já se fizeram essa pergunta na hora de dar um medicamento líquido para seus pets. Principalmente quando lêem nos rótulos assim:

Medicamento

E aí, com certeza já se perguntaram:

question

Mas afinal? quanto de fármaco há em uma única gota?

 

1mL = 20 gotas

Essa é uma convenção da ANVISA para o cálculo de medicamentos por gotas.

Então vamos pegar o exemplo do rótulo fictício acima para calcular quanto há em cada gota de Farmapet. Ficaria assim:

Subtract_tnb

Apresentação1

Logo,
GTAS

Este cálculo é útil quando precisamos suplementar vitaminas em solução oral para nossos peludos, com prescrição veterinária, lógico!

Abaixo uma tabela com outras medidas de equivalência para quantidades maiores:

tab

Mas lembre-se que as medidas podem variar de acordo com a viscosidade do líquido e com o padrão do jogo de talheres de sua casa.

Assim, o ideal é que você mantenha junto com o frasco a colher ou copo medida que acompanha o produto!

This Post Has 14 Comments

  1. Olá. Tenho um tubo de ensaio de 50 ml , com divisão de 1 em 1 ml, fabricado por uma indústria credenciada pelo Inmetro.
    Coloquei o tubo embaixo de uma torneira gotejando e contei 200 gotas. O nível no tubo acusou 36 ml. Repeti 4 vezes e o resultado foi o mesmo. Então dividi 200 por 36 e o resultado foi 5,5555555… Logo, 1 ml de água de torneira tem 5,5555… ou 2 ml tem 11 (arredondando) gotas de água.

    1. Oi Rose, os cálculo são feitos com gotas ao partir de um conta gotas. Não é difícil de imaginar que um conta gotas gera uma gota infinitamente menor que um o diâmetro da luz de uma torneira (chamamos de luz quando nos referimos a parte interna de um tubo, no caso, a largura interna da torneira).

      Outro fator que você tem que levar em conta é a pressão do líquido. No caso a água da seu encanamento possui uma pressão que pode gerar gotas maiores ou menores.

      Ou seja, os cálculos não são feitos por experimentos caseiros como você fez.

      Ahhh um tubo de 50ml tem uma precisão menor que uma pipeta de 10ml e assim sucessivamente. As vidrarias possuem uma classificação de precisão entre si. Mesmo as verificadas pelo IMETRO.

      No laboratório temos pipetas automáticas de 50uL (microlitros) que geram gotas semelhantes às gotas dos conta gotas. Inclusive as técnicas laboratoriais aconselham que em casos de não termos as pipetas automáticas por perto, podemos usar o conta gotas, porque eles geram gotas de 50uL.
      Considerando uma gota de 50uL x 20 temos 1000uL —> mil microlitros que é igual a 1mL. 😉

      Você pode conferir essa conversão aqui:

      http://www.scymed.com/es/smnxxp/xpfcf020.htm

      É Isso! Um beijo!

    2. OI, achei sua experiência válida, mas, não estou certo quanto ao tamanho da gota. Será que a gota de sua, ou minha torneira, é do mesmo tamanho de um dosador? Digo isto porque uso produtos químicos em pequenas quantidades em meus passatempos, miniaturas, e quando erro algumas gotas na contagem tenho algumas desagradáveis surpresas. De uma verificada. Abracos.

  2. Os medicamentos variam de densidade devido a vários fatores como: conservantes, estabilizantes, sabor, cor, etc. Pode-se verificar que existem medicamentos que são necessárias 40 gotas para equivaler a 1 ml, como é o caso do Amplictil (remédio humano).
    E outro fato é que para se instilar 01 gota correta tem que se posicionar o frasco ou conta-gotas exatamente na vertical, pois se estiver inclinado irá sair mais do que o desejado.

    1. Oi Enes,

      Obrigada pela sua colaboração técnica! Sim, você tem razão sobre a Clorpomazina (Amplictil). Talvez por ser um medicamento controlado a industria teve o cuidado de especificar a concentração de uma única gota. Mas a maioria dos medicamentos comuns, com densidade maior, alcançam o volume de 1mL com 20 gotas.
      Acho que estava na hora mesmo de editar esse post 😉 … segue a especificação do Amplictil…caso ajude alguém:

      AMPLICTIL gotas
      Cada ml da solução oral 4% contém:
      Clorpromazina (*)………………..0,04 g
      Excipientes q.s.p………………..1 ml
      Excipientes: ácido ascórbico, álcool, glicerina, xarope simples, caramelo, essência de hortelã e água.
      (*) sob a forma de cloridrato de clorpromazina.
      Cada gota contém 1 mg de clorpromazina, sob a forma de cloridrato de clorpromazina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend