skip to Main Content

A intrigante visão canina

I can see dead colors!

Se cheirar para um cão é um ato que envolve poderes quase mutantes, enxergar é quase um desafio. Não que eles sejam incapazes de enxergar com clareza, mas a verdade é que eles vêem o mesmo mundo de forma um pouco diferente de nós.

Nos estudos de Jay Neitz, um remomado oftalmologista americano, conduzido nos laboratórios da Universidade da Califórnia, ao contrário do que se pensava no passado, cães são capazes de ver cores sim, porém eles enxergam uma gama menor do arco íris.

Mas, sabemos que enxergar não é somente traduzir uma grande gama de cores. Podemos dizer que ver é o resultado de grandes desafios. Dependemos de nossa capacidade de diferenciar as cores, da presença de luz, do nosso campo de visão e da capacidade de acompanhar a velocidade dos objetos.

Mas, que cores o meu cão vê?

Nós vemos um arco-íris que vai do violeta ao vermelho. Neitz confirma que cães veem muito menos cores do que os seres humanos normais.

Fonte: COREN, Stanley Ph.D. Can dogs see colors?,2008. http://tinyurl.com/visaodog

Se considerarmos os mesmos comprimentos de onda, os cães enxergam uma espécie de marrom, passando pelo amarelo e cinza escuro. Em outras palavras, é um mundo visto em sépia.

Eles possuem dificuldade de distinguir a cor verde da cor vermelha. É como se para um cão, um semáforo não mudasse de cor.

Mas cães não se importam com semáforos não é mesmo? Sim, é verdade. Mas, que tal se imaginarmos um grande gramado verde e uma bolinha vermelha pra buscar? Fez diferença não foi? Repare:

Agora você entende porque aquela bolinha amarela faz tanto sucesso na grama do parque né? Aposto que agora você vai escolher as cores dos brinquedos com cuidado, não é?

Meu cão enxerga no escuro?

Cães, originalmente, eram predadores de hábitos noturnos e assim possuem um sistema de acuidade visual bem adaptado para enxergar no escuro. Ah, eles também enxergam mais gamas de cinza muito melhor do que nós. Portanto, não duvide da capacidade do seu cão enxergar nos locais escuros, onde você provavelmente vai estar em desvantagem.

Campo de visão

Um outro ponto em que algumas raças de cães são superiores a nós é no campo de visão. O campo é a área que pode ser enxergada quando fixamos nossa visão num ponto à frente. Ela possui relação com o tamanho e ângulo de inserção dos olhos crânio. Nos humanos o campo de visão alcança 180 graus. Porém, em algumas raças de cães o campo de visão alcança 270 graus.

Meu cão enxerga objetos em movimento?

Nesse quesito seu cão é um ninja! Tente mostrar um brinquedo à distancia. Talvez ele não dê a menor bola. Agora tente mostrar o mesmo brinquedo, na mesma distancia, só que em movimento!

Provavelmente ele ficará tão excitado que poderá sair correndo em uma divertida aventura de busca. Um humano que poderia ser visto à 500 metros de distância, passa a ser visto a 800 metros se estiver em movimento.

Cães, principalmente os caçadores Westies, são perfeitos para localizar presas. E ter uma visão perfeitamente adaptada para aquilo que está em movimento é um grande vantagem para os animais! Exceto para os pombos e passarinhos do parque!

Bem, o conselho aqui é: se você e seu cão estiverem no parque e você perceber que ele está perdido procurando por você, tente chamá-lo e movimentar-se, isso com certeza será suficiente.

Aproveite para treinar com ele comandos à distancia. No mais, acerte no brinquedo e divirtam-se!

Foto: Moshi-Moshi e Peppers Westies de Portugal!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend