skip to Main Content

Como escolher um criador de Westies

joaoSer um criador de cães não é como ser um médico, advogado ou professor, não há curso ou pré-requisitos educacionais que regulamentem esse serviço. Pelo contrário, a saúde, temperamento e adesão aos padrões da raça de seus animais são a medida pela qual o criador é julgado.

A maioria dos criadores de Westie tem um amor genuíno por seus animais e criam de forma responsável, visando o melhor para cada animal – assim como para a raça como um todo. A reputação destes criadores genuínos é baseada na capacidade que seus filhotes possuem de chegarem bem próximo ao padrão ou até mesmo se transformarem em campeões da raça.

Infelizmente, como na maioria das coisas, existem aqueles que se consideram “criadores”, mas estão mais interessados ​​em ganhar dinheiro do que criar cães dentro do padrão.

A fim de obter o filhote de cão da raça que você deseja e realmente ficar satisfeito com sua aquisição, tanto agora como no futuro, é importante fazer alguma pesquisa sobre o criador que você está considerando.Por que procurar um criador especializado? A aquisição junto a um criador especializado vai lhe proporcionar:

  • Paz de espírito quanto ao histórico de saúde dos pais do filhote, desde as gerações passadas até a geração atual.
  • Garantia de qualidade de que o filhote que está adquirindo vai atender aos padrões da raça e especificações.
  • Apoio ao trabalho junto à raça de sua escolha.
  • Conselhos quanto ao programa de vacinação adequado, suporte quanto à situações médicas associadas à raça, adestradores e groomers locais, além de outras perguntas que você possa ter.

O papel do criador especialista é continuar a escolher os cães da raça que irão reforçar as características mais desejáveis,  minimizando quaisquer características indesejáveis. Um genuíno criador de Westie geralmente frequenta exposições de conformação, sabe fazer o hand-stripping de seus cães e é muito consciente sobre as tendências atuais na raça – objetivos que eles estão sempre perseguindo.

Além de criar ciente das tendências atuais e futuras do padrão racial, um bom criador também sabe da história daquela linha de sangue que trabalha, e assim, vai estar ciente de quaisquer possíveis problemas na reprodução destes cães.

O QUE VOCÊ DEVE PERGUNTAR/OBSERVAR?

Criadores que estão preocupados com o avanço da raça, e que cuidam pessoalmente de cada um de seus filhotes, ficarão mais do que felizes em responder qualquer dúvida que você possa ter. Provavelmente também irá lhe perguntar muitas coisas antes de decidir que você está pronto para ter a raça ao seu lado.

Como o cliente, você deve perguntar ao criador de Westie:

  • Possui um contrato de compra que define claramente a garantia de saúde e tempo de garantia? Há uma política de devolução ou reembolso estabelecida nesse contrato?
  • Os pais do filhote pertencem ao criador? Ele possui as informações necessárias sobre os pais do filhote?
  • O criador possui conhecimento sobre a linhagem dos pais, incluindo várias gerações?
  • O criador permite que você visite o local? É limpo e bem cuidado?
  • Você consegue observar se os cães os filhotes estão sendo socializados juntos?
  • O criador limitou seu contato com os filhotes não-vacinados?
  • Ele é registrado no clube de cinofilia local?
  • Com que frequência o criador permite que seus cães se reproduzam?

Foto de Nilton NovaesUm criador de qualidade vai se preocupar com a segurança e a saúde dos filhotes, e nem sempre permitirá que você tenha contato com os filhotes não vacinados. Ou ainda, poderá limitar o tempo que você manipula os filhotes aptos (vacinados), mesmo sabendo que você é um proprietário em potencial.

Geralmente as pessoas que buscam um cão, escolhem um dia para visitar canis e feirinha de cães. Lá manipulam uma série de filhotes, permitindo que eles dêem lambidas em suas mãos, e assim, o visitante acaba sendo vetor de doenças muitas vezes fatais para os e fase de imunização. Acredite há pessoas que se valem de deixar o cliente pegar o filhote no colo para “não perder” a venda.

O QUE O CRIADOR VAI PERGUNTAR À VOCÊ?

Muitas pessoas que buscam adquirir cães de raça podem se sentir desconfortáveis com as informações solicitadas pelo criador. Muitas vezes acham até cansativo responder formulários. Sim, pode parecer um pouco cansativo! Mas isso é feito para garantir que o cão vai ser bem cuidado e bem tratado. O criador é a melhor pessoa para dizer se você realmente está ciente/apto para ter um cão daquela raça.

Respondendo as perguntas do criador, você poderá atentar para detalhes que ainda não tinha pensando. Isso irá aumentar suas chances de uma boa adaptação com o novo filhote.

Quais são as perguntas típicas de um criador?

  • Você mora em apartamento ou casa? A sua casa possui quintal? O criador pode até pedir para visitar sua casa, assim como você está visitando o canil ou casa do criador.
  • Quais são as suas intenções com filhote? O criador pode exigir que você castre seu filhote, pois apenas permitem a reprodução de cães encaminhados a outros criadores de confiança.
  • Eles podem solicitar um histórico de seus últimos animais de estimação e o que aconteceu com eles. Pode ainda, caso você se interesse em se tornar um criador da raça, exigir em contrato com as etapas das exposições de conformação a serem cumpridas.
  • Podem perguntar a sua organização familiar, quantas pessoas irão interagir com o cão, e quantos anos possuem as crianças da família.
  • O criador pode sugerir que contrate um treinador, ou exigir que você siga as regras para manter o programa de treinamento de higiene iniciado, utilizando um método particular.
  • O criador pode exigir que você devolva o cão a ele caso não tenha mais condições de cuidar do cão. Antes de revender ou doar o cão para outra pessoa, você deve ter a anuência do criador.

Lembre-se, assim como você quer saber informações sobre o criador, ele também vai querer informações sobre você.

Discutir as suas preocupações ou problemas com o criador, fazer alguma pesquisa antes de decidir é o melhor caminho. Frequentar algumas exposições de conformação de sua cidade, isso poderá ajudá-lo a reconhecer os bons criadores.

FONTE:

Traduzido e adaptado de BAKER, Sharda. West Highland Terrier Breeder – Conversation with the breeder. Disponível em: http://www.west-highland-terrier-fun.com/news/west-highland-terrier-breeder.php

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend