skip to Main Content

Frisbee, o disco voador

É um campeonato onde o cão é treinado para buscar um disco no ar. Também conhecido como Frisbee, o brinquedo é uma marca registrada da empresa Wham-O.

Nas competições, o humano lançam disco a uma certa altura e distância e o cão salta para buscá-lo. O esporte celebra a união entre condutor e seu cão, permitindo-lhes trabalhar junto um exercício mental e físico.

O esporte teve seu início em 1970, paralelamente com a popularidade da versão do esporte Frisbee para humanos1.

Em 1974, o estudante universitário de 19 anos de idade, Alex Stein, de Ohio, e sua cadela Whippet chamada Ashley, pulou a divisa do campo de de beisebol  no do Los Angeles Dodgers e Cincinnati Reds.

Stein, que tinha levado consigo um par de discos voadores, jogou o brinquedo para chama atenção de Ashley. Foi quando a cadela surpreendeu a platéia capturando o disco no ar enquanto corria à 56km/h dando – ela deu um salto de 2,7m no ar prender o disco com a boca.

Segundo a autora, a acrobacia foi tão original que o jogo foi interrompido e Joe Garagiola, o narrador do jogo, começou a narrar a ação de Ashley e seu disco voador no campo. Finalmente, depois de oito minutos, Stein foi escoltado para fora do campo.

A exposição em rede nacional de habilidade de Ashley fez muitos interessados pelo esporte.

Stein trabalhou com Irv Lander e McIntire Eldon para criar o Campeonato Mundial de Frisbee Dog para pessoas e seus cães. Ainda hoje, Stein e McIntire continuar a contribuir para o esporte.

image

Como é o jogo?

Existem 03 modalidades2:

Arremessos a distância: é a modalidade mais comum. O condutor se posiciona atrás de uma linha com o cão e um disco e realiza diversos arremessos a distância – nesse caso o maior número de pegadas à longa distância durante dois minutos. A distância média dos arremessos normalmente varia de 10 a 30 metros.

Freestyle Frisbee: o condutor dança com o cão – realiza movimentos sincronizados ao som de uma música e executa diversos tipos de arremessos. Os arremessos que mais chamam a atenção são os que o cão usa a perna, o peito e as costas do condutor para impulsionar um salto e pegar o disco no ar. É a modalidade que exige mais criatividade e treinamento.

Arremessos com precisão: uma modalidade parecida com a de arremessos a distância. A diferença é que o condutor deve arremessar o disco e o cão deve pegá-lo dentro de alguns círculos desenhados no chão. Quanto mais longe o círculo estiver maior será a pontuação.

Qualquer cão pode jogar Frisbee?

  1. Verifique a saúde do seu cão com o veterinário. Saltos podem agravar alguma propensão para problemas de ossos ou ancas.
  2. Cães excessivamente pesados não são os ideais. Além disso, o cão deve estar em forma.
  3. O instinto de presa deve estar bem apurado e o cão já deve ter algum instinto de buscar o objeto.
  4. Bom temperamento também é um requisito, pois os cães são soltos no meio de pessoas e animais.
  5. Nunca inicie esta atividade com saltos usando um cão que tenha menos de 14 meses, pois os saltos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento correto do cão.
  6. Procure dar a obediência básica para que o cão não fuja, perturbe outras pessoas.
  7. Escolha um disco próprio para cães
  8. Joge sempre em áreas seguras e não atire para ao pé de buracos, vedações, árvores, outros cães e outras áreas potencialmente perigosas.
Veja a Ashley em ação:

.

.

FONTES:

  1. FINOTTI, Denise. Ashley Whippet, o Rei do Frisbee. Acessado em abril, 2011.
  2. BARRETO, André. Frisbee Canino. Abril, 2006. Acessado em maio, 2012
  3. CALADO, Helena. Frisbee com cães. Janeiro, 2010. Acessado em maio, 2012

 

This Post Has 2 Comments
  1. Andie, não tinha lido esse post. A Giuka treina com a Demi dentro do ap 😉 Ela ama e já pega algumas vezes no ar. As vezes ela pega o frisbee e vem rosnando pra gente jogar…hehehehe….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend