skip to Main Content

Earth dog tests

Você já ouviu falar que os terriers adoram a terra e adoram cavar? Amam entrar numa toquinha pra caçar? Já? Então, baseado nesta peculiaridade do grupo que se baseia o Earth dog test – o teste de toca.

Ele avalia a coragem e disposição dos terriers. O teste é aplicado pelo American Kennel Clube (AKC). São provas feitas em tocas artificiais de madeira com um par de ratos vivos numa gaiola protegida por um anteparo. O cão deve entrar na toca com apenas um comando, avançar até a presa, latir, cavar ou indicar de outra maneira a presença dela1,2.

earth dog treinoTreinamento do terrier para o teste da toca.

No final do túnel há uma tampa por onde o dono retira o cão e, perto dela, uma fenda permite o juiz observar o trabalho do terrier. Essa prova equivale a um teste de trabalho, é a prova de caça dos terries – cães “da terra”, que gostam de procurar e caçar as presas entocadas3.

Os túneis são cavados na terra, os anteparos de madeira são fixados com as tampas niveladas ao solo – o fundo do túnel é exposto à terra. Os tetos dos túneis são cobertos por grama/terra para que não sejam visíveis para os cães. Os forros são sinalizados com odores para simular o seguimento de uma trilha1,3.

Os testes possuem vários níveis de dificuldade, que podem ser: Junior, Senior e Master Earthdog.  Nos nível mais avançados, o cão é solto à distância de 90 a 250m da toca, deverá achar a trilha de cheiro em 60 segundos, entrar no túnel e buscar a presa. No nível master o cão deve escolher entre duas entradas – uma delas é uma pista falsa. O cão deve ignorar a pista falsa. Mesmo para chegar até à presa, há obstáculos – trechos estreitos ou espaços que precisam ser cavados1.

earth dog2

1. Execução dos testes da toca com início à distância; 2. Saindo do túnel; 3. Validação do teste – resgate do cão e contagem dos pontos; 4. Montagem dos túneis; 5. Túnel coberto; 6. Visão do cão dentro o túnel; 7. Teste dos iniciantes (fora da terra); 8. Resgate do cão na linha de chegada; 9. Medalhas das premiações.

earth dog1

1. Trilha Junior (90o); 2. Trilha do Senior; e 3. Trilha Master. FONTE: http://www.ctao.net/index_files/Page668.htm

Os túneis são fabricados de madeira, com vários tipos de anteparos, obstáculos, tampas para resgate e barras de proteção das presas – no teste os cães devem apenas localizar as presas e não matá-las .

image

Modelo de túneis para teste de toca. Além das gaiolas, as presas são protegidas por barras. FONTE: http://duffyscavern.org/practice_tunnels.htm

O instinto da caça em tocas pode se desenvolver nos cães de 10 meses de idade à cães com 3 anos. É o tipo de teste que encanta, sobretudo, as pessoas de mais idade. O teste deve ser executado por cães do grupo terrier, registrados no clube de cinofilia. Cães de qualquer idade podem executar os testes3.

Nos EUA, muitas vezes cães aposentados das pista de exposição participam de campeonatos de Earth Dogs Tests. O bom dessa história é que os testes não exigem tantos treinamentos, posto que a aptidão por cavar e se enfiar em tocas já vem  impresso de fábrica no DNA deles! Smiley de boca aberta Já pensou a felicidade que eles ficam?

Esse é o Scotch, westie do Slonik, cavando túneis na praia a todo vapor! Vai que um dia rola um campeonato ai em Curitiba, né Scotch?

 .

.

FONTES

  1. ANTHONY, Monique. Earthdog Events with Glen of Imaal Terriers. Glen of Imaal Terriers Club of American. Acessado em: abril, 2011. Disponível em: http://www.glens.org/earth_dog.html. 1986
  2. DUNIVANT, Susan. Kerry Blue Terriers . . . Earth Dogs! United State Kerry Blue Terrier Dog. Acessado em: abril, 2011. Disponível em: http://www.uskbtc.com/article.php/164, 2003
  3. CROIX, Jackie McGowan St. Purpose of Tests and Titles to be Earned. Canadian Kennel Club Earthdog Tests. Acessado em: abril, 2011. Disponível em: http://www.simplesite.com/Atlantic-Canada-Earthdogs/30842458, 2011

This Post Has 4 Comments

  1. Tenho uma vontade que só de ter um terreno enorme cheio de buracos pro Scotch cavar, dá muita dó dele no apartamento aqui. Esses dias o coitado estava querendo enterrar o osso no meio das roupas. D:

    1. Hahaha…já encontrei osso embaixo das almofadas! Aqui a casa não foi projetada pra terriers, os espaços de jardim são pequenos, mas mesmo assim, já conseguiram expor uma parte da caixa de gordura da casa :D. Na próxima casa, vou fazer um espaço próprio pra cavar 😀 …

  2. ihhhhh a chica entra froxo nesse campeonato hein? em casa ela nunca escondeu nada, mas na praia ou no parcão.. viche. na praia, ela quase achou petroleo. juro! qdo eu vi, tinha uma pontinha ‘branca’ balançando.. a chica??? dentro do buraco, literalmente.
    ela tá dentro do páreo, hehe.

  3. O Marvin simplesmente adora cavar. Se comprar um osso pra ele pode esperar que à noite está com o focinho preto de ter cavado. Além disso caça tudo, e ainda traz na porta de casa para ” dar de presente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend