skip to Main Content

Meio comprimido de 12/12h

No último post falei do corte de drágeas e expliquei que elas JAMAIS podem ser cortadas. Porém, sei que o ajuste de doses faz parte do dia-a-dia dos veterinários, e por isso resolvi falar das diferenças entre as formas farmacêuticas a fim de auxiliar na decisão desses ajustes.
comprimidos

.

COMPRIMIDOS

Há dois tipo de comprimidos:
  • LIBERAÇÃO IMEDIATA (MAIS COMUM): neste caso, assim que é ingerido, o comprimido libera seu princípio ativo. Todos os componentes da fórmula vão favorecer a liberação e, consequentemente, ele será muito hidrossolúvel (solúvel em água) e terá agentes desagregantes que aumentarão a velocidade de liberação do fármaco. Quanto mais rápido ele se dissolver, mais rápido será absorvido pelo organismo. Estes tipos de comprimidos podem ser desintegráveis, mastigáveis, efervescentes, sublinguais e bucais.


Porém há outro tipo de comprimido:
  • LIBERAÇÃO LENTA: neste, o sistema farmacêutico é construído para dar suporte mecânico e intervir na dissolução e na libertação das substâncias ativas. Ocorre ainda uma modulação da cinética de liberação, que significa que a dissolução da substância ativa pode até ocorrer, mas esta ficará presa no interior do sistema de farmacêutico, sendo a partir daí liberado lentamente. A liberação controlada de farmácos faz com que a ação do mesmo seja retardada e prolongada. Leia a caixa ou a bula, pois geralmente estes trazem termos como “liberação controlada, liberação lenta ou retard”.

Ficou em dúvida? Uma dica simples é observar se o comprimido possui o sulco para divisão da dose.

comprimido

Para melhor controle do corte, utilize o cortador de comprimidos, pois com ele você consegue um corte preciso do fármaco.
21499183_4

Mas, lembre-se, sempre que possível, prefira medicamentos em soluções orais ou suspensões para que o ajuste da dose seja adequado e seguro.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend