skip to Main Content

O blog responde: tosa e banho no filhote

Vou receber meu filhote Westie, a ansiedade está grande! Mas confesso que nunca imaginei que ficaria tão feliz com a expectativa da chegada dele. Gostei da ideia do stripping só não sei como proceder. Notei que alguns cachorros westies que tosam o pêlo ficam com ele com menos brilho, vigor, o cachorro até perde um pouco aquele charme. O que me preocupa é se essa ausência de banhos não irão acarretar quaisquer outras doenças pela falta de higiene. Ai, aceito as dicas que você puder me dar.
DSCF3685

A chegada de um bebezinho é assim mesmo, trás muitas expectativas. Você deve ler o post sobre evolução da pelagem. Eles não são um “cachorrinho do Ig” quando pequenos viu? Com 4 meses ficam orelhudos e rabudos – uma coisa que só vendo. Por isso vc deve ser preparar pra essa fase pra não se frustar tá?

O westie é um cão rústico, um caçador e assim precisava correr por entre os arbustos e pra isso precisava de proteção na pele, por causa dos espinhos e do frio. O stripping é a única técnica que mantém o pelame de forma original, como a raça foi criada.

Obviamente um pêlo duro e com textura é mais opaco e totalmente sem brilho que o pêlo da máquina – que fica fino, lanoso e brilhoso. Aliás, cães com pelagem sedosas não são nem colocados em pista de exposição pois isso é considerado fora do padrão de pelagem da raça.

Você deve entrar em contato com o seu criador (canil) pra saber quem eles contratam pra fazer o stripping dos cães deles – afinal todo canil que se preze deve expor seus cães pra avaliação antes de cruzá-los e isso exige o stripping.

Outra opção é procurar um canil de terrier da sua cidade, ligar e perguntar se eles conhecem profissionais que fazem esse tipo de tosa: Schnauzers, Sky terriers, Cain terriers, Fox terrier todos fazem hand stripping pra poder entrar em pista de conformação.

Quando se faz o striping o pêlo fica como se fosse impermeável. Assim a sujeira literalmente cai com a escovada. O banhos são dados nas patas e saia, onde o pelo que permanece lanoso ainda agarra mais a sujeira.

Aqui, eu dou banhos de pó e banhos secos com Pulgoff a partir de 6 meses de idade nos cães de exposição – dou banho de 2 em 2 meses (banho nas patas), no dorso nunca dou. Somente aqueles que não vão pra expo tomam banho completo a cada mês ou dois! Mas, banhos nos filhotes só a partir de 90 a 120 dias tá?

Nunca exagere no banho, pois banho semanal tira a proteção da pele. Imagine uma pessoa com pele muito sensível sem a proteção natural? Vai ficar doente né? Por isso tenha cuidado com banhos.

Assim você deve pensar bem, conversar com o seu criador sobre a melhor opção de tosa.

Divirta-se educando essas patinhas!

bb

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend