skip to Main Content

O Westie Perfeito

Mas, levando em conta o padrão racial, como seria o Westie perfeito? Traduzo aqui um maravilhoso texto de Ruth Faherty sobre a questão:
É um cão que mede 28cm na altura da cernelha, pesa 8,5Kg. Possui uma cabeça bonita, coberta por uma pelagem cheia, na proporção de seu tamanho. Possui um stop bem definido, focinho curto, olhos escuros e delineados de preto. Pequenas orelhas bem inseridas na lateral do crânio – a pele da orelha é cinza. Sua mordida é em tesoura, bem ajustada, com dentes cintilantes atrás das bordas negras de seus lábios.
Sua pelagem possui 2,5cm no dorso e 5cm na saia, revestida de pelo duro e com abundante sub-pêlo macio. Ele é de cor branca prateada. Possui um bom alcançe de pescoço, o qual se mistura lindamente com seus ombros inclinados. Suas patas dianteiras são bem inseridas, embaixo da  saliência do peito, sendo retas e com os cotovelos retos.

Seu peito possui um boa amplitude, proporcionada pela curvatura de suas costelas que caem inclinadas. Seu dorso possui um acoplamento curto, com um perfeita linha reta, terminando com uma boa inserção de cauda.

A cauda, curta e reta, é carregada ereta. Sua ancas traseiras bem anguladas, com jarretes longos que fecham o movimento traseiro. Todos os dedos são justos entre si, com grossas e espessas almofadas. As garras são pretas.

Esse cão se move como um sonho, seus pés dianteiros movem-se seguindo um longo mas baixo arco, quase flutuando no chão. Vendo a cernelha, não deve haver nenhum desvio na linha dorsal
.
Sua traseira se move em perfeita sintonia com sua dianteira, seus pés traseiros propulsionam a marcha como uma mola. Quanto ao balanço: os pés traseiros e dianteiros movem-se ao centro do seu corpo.

O cão parece velejar, seu dorso permanece paralelo ao chão, seus pés traseiros seguem a trilha das passadas de seus pés dianteiros.

Esse cão é um showman, desfila com um sorriso no rosto, seu pescoço se estende com a propulsão e sua cabeça permanece altiva.


Agora, onde achamos esse cão?

Somente nos sonhos do criador dedicado! A verdade é que ele não existe! Sabemos que um cão comparado ao padrão possui pelo menos três faltas, se você souber onde procurá-las.

Mas isso não impede que o criador dedicado e estudioso, que possua um programa de melhoramento da raça, mantenha as cruzas voltadas para o objetivo de produzir Westies com o tipo e solidez corretos.

Este é o criador que estuda os pedigrees, estuda os cães individualmente, estuda seus ancestrais (avós) individualmente, selecionando reprodutores com antepassados cheios de atributos individuais.

E quem sabe?  Um belo dia, um Westie absolutamente perfeito surja na Whelping box do criador , após um acasamento bem planejado e bem definido. Mas senão nascer, ele nunca vai desistir de tentar! Winking smile


brinde

Este vai para todos os criadores idôneos!

Tim tim!

DSCF4470
Nossa whelping box dos sonhos!
DSCF4480
É ou não é o sonho perfeito? Winking smile
FONTE: 

FAHERTY. Ruth. Westies from head to tail, pág 32.

Leia mais:
Porque você não deve cruzar o seu cão?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search

Carrinho

Back To Top

Send this to a friend