skip to Main Content

Padrão racial do Westie IV – Trufa e focinho

“Trufa: a  trufa é preta, muito grande, e confere um perfil sem  reentrâncias com o restante do focinho. A trufa não deve ficar projetada para a frente.”
“Focinho: a cana nasal vai adelgaçando gradualmente dos olhos para  a trufa.  A cana  nasal não é romana; não cai bruscamente sob os olhos, onde é substanciosa.”

Interpretação do padrão

Trufa

A trufa  é talvez a parte da face que mais chama atenção no Westie – é aquele narigão preto no meio do rosto branco e redondo. Muito frequentemente recebo elogios de que meus cães possuem o “nariz grande”.Smile

A trufa de um Westie deve ser grande, negra e totalmente pigmentada, sem presença de manchas. Qualquer tipo de despigmentação é uma falta grave. Tal como a trufa, o lábio e borda dos olhos precisam ser igualmente negros, como se o Westie tivesse passado lápis delineador nos olhos.

Lembra do jogo do 5 erros do post anterior? Que tal tentar de novo? Winking smile

westie 2

Essa talvez essa seja a falta de maior ocorrência entre os criadores que não se importam com o padrão.

weste despigmentado
Foto anúncio de filhote OLX
Que saber como fica depois que o cão cresce? Veja:
85204488
Foto Getty Images

Focinho

O focinho deve ser brusco, mais curto que o crânio, deve ser forte e ir gradualmente afunilando na direção do nariz. A linha superior do focinho deve ser reta e não ter a ponta voltada para a baixo, conhecido como “nariz romano”. O nariz romano é uma herança genética e não será corrigido ou amenizado com o crescimento do cão.
nariz romano
Linha superior nasal incorreta (nariz romano) – Foto  Revista Cães & Cia
Linha superior nasal correta – Ilustração de Derek Tattersall.

FONTE:

Revista Cães&Cia, ano XXVII, no 325, junho de 2006. WESTIE: Certo x errado dos filhotes.

TATTERSALL, Derek. Westies Today, New York: Howell Book House, 1992.

Padrão Oficial da Raça West Highland White Terrier CBKC/FCI

This Post Has 7 Comments
  1. Ola, tenho uma duvida. O fucinho da minha Nina, uma westie de cinco anos, comecou a apresentar um certo clareamento (sempre foi bem pretinho) e secura. Isso e normal? O que posso fazer para que ela tenha um fucinho mais molhado e preto? Alguem me disse que fucinho seco eh sinal de tristeza… estou super preocupada e agradeco o retorno.

    1. Carol,
      Leve sua menina no veterinário e converse sobre essa despigmentação com ele.
      Não, a medida da felicidade de um cão se dá por outros parâmetros e trufas ressecadas não faz parte dessa lista!
      Um abraço,

  2. Até que idade o nariz dos filhotes pigmentam completamente. Tive um casal, sendo que estao com 18 dias e um esta totalmente preto e a a outra esta com o nariz malhado. Obrigada

  3. ola, boa noite! meu cachorro, bolt, um westiw recem nascido esta com o focinho malhado… pelo q vi isso nao é normal! alguem pode me informar se quando filhote é normal o focinho ser pintadinho e se depois ele se torna preto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top
Send this to a friend