skip to Main Content

Um Re-hab canino

Quem acompanha o blog, leu nas últimas semanas posts sobre origem dos cães, peculiaridades das raças e quais as consequências de não respeitar isso: ansiedade canina, hipervinculação, auto-mutilação, predisposição à destruição e mastigação excessiva.

Logo em seguida, vimos que, como parte do tratamento, está a prática do exercício canino e atividades mentais, de preferência buscando o que cada raça faz melhor. No casos dos Westies, o teste de toca, último post da série de esportes, é um grande exemplo – claro que ainda há outros esportes não mencionados na série: Canicross, Schutzhund, Prova de caça, Campeonato de obediência e os próprios campeonatos de conformação de raça (quando são feitos com prazer).

Mas, muitos devem ter se perguntado: onde se aprende e se faz todos esses esportes? Bem, acho que no país não existe ainda um único lugar que seja voltado à pratica de esportes caninos e consequente auxilie na recuperação de cães com desvios de comportamento por falta de atividades físicas e mentais.

Pensando nisso que eu resolvi fazer do meu projeto final da faculdade de arquitetura um lugar voltado para essas práticas. Meu filho fazendo gracejos disse que ficou admirado quando escolhi projetar para cães, pois ele achava que eu ia preferir desenhar uma concessionária de carros por exemplo…rsrsrs…engraçadinho esse menino né?

Voltando ao contexto, é necessário mencionar que os estudos de casos sobre abrigos de cães já publicados aqui no blog fazem parte de minha pesquisa para esse projeto. Além das inúmeras referências lidas em relação ao exercício praticado x piso, avanço de adestramento x necessidade de foco do cão, circulação de cães agressivos ou sem adestramento adequado, ventilação, iluminação e outros.

Bem, em resumo, o meu re-hab canino dos sonhos seria assim:

Ambientes

tfg blog3a

.

tfg blog9Clínica veterinária de complexidade ambulatorial: consultórios e salas de apoio ao diagnóstico, sem internação. As atividades da clínica seriam diagnosticar os desvios de comportamento, elucidar o tratamento correto e executar exames prévios às atividades esportivas e às apresentações em competições. Haveria ainda o atendimento de emergência, primeiros socorros e observação – para casos de fraturas e acidentes até encaminhamento à internação.

tfg blog4

O complexo contaria com banho e tosa para higienizar nossos peludos depois do lazer e loja para vender os artigos de adestramento e auxiliares na recuperação do comportamento em geral. Além disso, a complexo da clínica veterinária contaria com mini auditório para palestras e educação continuada de proprietários.

Hospedagem e socialização de cães: para aqueles cães que precisam de muito contato com uma matilha para recuperar sua auto-confiança. Seriam canis dotados de bebedouros automáticos  de aço inox, pintura anti-fogo para permitir o uso da “língua de fogo” (tratamento para carrapatos). Teriam coleta de dejetos para fabricação de compostagem, coleta de água da chuva para lavagem dos canis. Essa área também contaria com baias de isolamento, para tratamento e recuperação de cães muito agressivos até que eles estivessem com o sua evolução de reintegração às matilhas definidas e diagnosticadas.

tfg blog

Durante a minha pesquisa, vi que algumas referências sugeriam a construção de baias conforme o porte dos cães. Porém, dei preferência à baias de tamanhos iguais, já que cães de pequeno porte, que geralmente vivem soltos em casa, são acostumados a ter grandes espaços à sua disposição e não se sentiriam à vontade em espaços menores.

Pet-Hotel-Orlando-TV

Com o mesmo pensamento, cães de grande porte, apesar de serem soltos à noite, geralmente estão acostumados a seus canis e, teoricamente, não sentiriam diferença em ficar hospedados em uma baia de 4m2. Em alguns casos a baia poderia alojar 2 cães de cada vez, conforme o programa de socialização previsto eles.

tfg blog2

As baias de hospedagem foram agrupadas de 10 em 10 unidades, com abertura para uma área comum, além da área do solário individual. Essa área comum destina-se ao convívio de matilhas seccionadas em grupos conforme o porte e desenvoltura comportamental. Esses grupos poderiam ser manejados conforme a evolução do comportamento e sua progressão no tratamento. A organização por porte evitaria acidentes em casos no caso de cães grandes com pouca habilidade de convivência em matilhas mistas com cães pequenos.

CANIL

Nas áreas comuns foram previstas gramas, bancos de areia, bancos de seixo, vegetação de médio porte. Os bancos de areia seriam incentivo às atividades de cavar inerente à quase todas as raças caninas. As áreas de convivência de cães possuem gradis, para que eles se acostumassem visualmente com outros cães com vários níveis de energia. Esses gradis seriam divididos por corredores para circulação humana, tendo interligações entre si com áreas de contenção para movimentação de animais entre as áreas com segurança.

CANIL.02

Além das áreas de convivência, foram também previstas 03 salas de 36m2 para atividades de adestramento de obediência, free style e iniciação nos treino de Agility que necessitam de foco do cão e por isso elas foram locadas distantes da área de convivência. O piso das salas seriam de placas de borracha reciclada para absorção dos impactos dos exercícios.

Em volta de toda essa área, foi previsto um corredor de acesso contínuo com o propósito de circular com cães novatos, ainda em processo de integração ao grupo e de se criar um bolsão de proteção ao calor e proteger as paredes das baias da incidência direta do sol.

Área para competições caninas: duas áreas de competições seriam necessárias. A primeira área para competições de conformação, Agility, Free style, Fly Ball e Frisbee, feitas em ambientes sem vegetação natural e a segunda para provas de caça, cani cross e earth dog tests, arborizadas.

tfg blog5

Área para caminhada: composta de caminhos interligados, para facilitar o adestramento de cães em caminhadas e obediência ao condutor – essa área possui um ponto focal para descanso e relaxamento dos cães.

PARQUE

BF WDWR Sept 010025BF WDWR Sept 010024

Partido Arquitetônico

Linhas retas e detalhes geométricos compõe o partido arquitônico. A edificação que abriga a clínica e a área administrativa possui um bloco cubo no segundo pavimento, que funciona como uma grande abertura de iluminação natural. Fechado com pele de vidro, o bloco em concreto armado e aparente, se projeta da edificação. Dele destacam-se brises metálicos coloridos que protegem as demais aberturas da fachada central.

FRENTE.02

O projeto se compõe ainda com edificação espigão, que além de ser uma área de apoio técnico, serve de proteção ao canil, criando uma barreira visual, impedindo a reação desnecessária dos cães com  transeuntes e carros passantes. 

DETALHE_FACHADA

Para minimizar a testada desta edificação, as aberturas foram compostas com peças geométricas coloridas, denominada no projeto de janela tétris, pois sua concepção foi buscando um dar a impressão ótica de encurtamento ao espigão e também homenagear um dos mais famosos vídeo games de todos os tempos.

FRENTE.01

Além desse recurso, propôs-se um volume para cobertura do terraço, que se projetou além do plano da edificação – marcado de cor forte, o o volume faz uma espécie de moldura de um paredão de elementos vazados em forma de patas, parede que além do efeito estético, poderia servir de disfarce para as unidades de ar condicionado por exemplo.

Bem, esse foi o meu projeto! E durante alguns meses eu sonhei com ele. Um dia, quem sabe!

have a nice day

Informações técnicas

tfg blog8

Além da NBRs e do Plano Diretor da cidade, a principal referência consultada foi:

Diretrizes para projetos físicos de unidades de controle de zoonoses e fatores biológicos de risco, Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde, 2003.

ATENÇÃO ALUNOS DE ARQUITETURA:

Fico imensamente lisonjeada quando vocês me escrevem falando de seus trabalhos, de como possuem dificuldades de escrever, de dimensionar. Eu bem sei o que vocês estão falando, pois passei pelas mesmas dificuldades. Mas, como vocês podem ver, eu conseguir chegar numa proposta.

Infelizmente não poderei enviar meu trabalho pra vocês, nem o dwg e muito menos a maquete eletrônica editável, pois acreditem, meu trabalho não caiu de bandeja no meu colo. Foi muito importante para a construção do meu conhecimento como arquiteta pesquisar e decidir sozinha cada detalhe dele. Com base apenas nos estudos de caso que menciono nos comentários logo abaixo. Sendo assim, aconselho veementemente que vocês façam o mesmo exercício 😉

Segue a referencia bibliográfica para citar meu estudo:

CAMARGO, Andréia & ALFAIA, Daniel. Núcleo de reabilitação do comportamento canino. Monografia apresentada como conclusão do curso de arquitetura do Centro Universitário do Norte – UniNorte. Manaus, dezembro de 2011.

Outros links que eu achei com uma simples busca no google:
Considerações sobre Arquitetura do Centro de Zoonozes
Canil modelo
Custos Canil PINI
Alojamentos para cães e gatos
Ciclo arquitetura

Esse post tem 46 comentários
  1. Oii!
    eu estou começando a pensar no meu TC e tenho certeza que farei algo relacionado aos animais!
    Estou adorando o seu blog, encontrei muitas informações!
    Vc poderia me passar um email para conversarmos mais?
    Obrigada!!

  2. Oii Andie!
    Estou usando seu trabalho como referencial projetual, poderia me informar em qual universidade o trabalho foi apresentado? e qual o local proposto para o re-hab? obrigada!

    1. Oi,
      O trabalho foi apresentado o no UNINORTE. Escolhemos um terreno afastado do centro, de 10.000 m2, cercado de árvores para minimizar latidos. Ele também ficava próximo de prédios e apartamentos, onde existe a maior concentração de cães ansiosos (no caso o centro seria para clientes e não cães de regaste). Se você quiser posso mandar o trabalho pra você. 🙂

  3. oii Andie estou escrevendo meu trabalho final de graduação e encontrei seu trabalho por aqui e achei bem interessante. Não consigo encontrar quase nada de referencia. Voce poderia me mandar o seu trabalho para eu pegar como referencia? Meu email é giselle.dcs@hotmail.com Obrigada!!

  4. Olá, achei muito interessante seu trabalho, e com belíssimas aplicações. Vi em uma de suas respostas que você pode envia-lo, gostaria de te-lo. desde já agradeço. saúde e luz!

  5. Olá Andreia,
    estou escrevendo meu TFG e meu tema será Centro de Controle de Zoonoses. Estou tendo dificuldade para encontrar referências, e os links que você disponibilizou acima não foram encontrados. Se puder me ajudar, ficarei muito grata.

  6. Olá Andie, conheci o seu blog hoje e vi essa postagem do seu projeto de um Núcleo de Reabilitação do Comportamento Canino, gostei muuuito!!! Estou fazendo o meu projeto final da faculdade agora e o meu tema é Abrigo para cães de rua.
    Você poderia me enviar também o seu trabalho? queria muito usá-lo como referência, se não tiver problema claro. Bjs

  7. Olá, bom dia tudo bem ?
    Estou fazendo meu Projeto Final de Graduação, como tema escolhi um Centro de Proteção, Adoção e Tratamento Animal.
    Gostaria muito de usar seu projeto como referência, mesmo não sendo com intuito de animais de rua ele será muito útil para o meu trabalho.
    Se você pudesse me encaminhar seu projeto e me passar seus dados acadêmicos ficaria muito grata. E parabéns pelo ótimo projeto. Email: karolturcato@hotmail.com

    Abraço
    Karol Turcato

  8. Oi ANDIE.
    Meu trabalho final do curso de ADMINISTRAÇÃO é sobre uma ONG que recolhe animais de rua.
    Você poderia, por favor me ajudar, enviando seu trabalho, tem alguns dados que não estou tendo acesso do meu trabalho.. Caso alguém mais possa me ajudar, agradeço muito.
    OBRIGADO.
    email: dr.marialorianelucif@r7.com

  9. Oi Andréia tudo bem, vou fazer meu TCC tema abrigo para animais que vive nas ruas só que vejo que não tem muita coisa, será que vc pode me ajudar de alguma forma?
    Obrigada.

  10. Oi Andie parabéns pelo seu projeto, sou acadêmica de arquitetura e urbanismo, se for possível gostaria que me mandasse o seu projeto e pesquisas para me auxiliar, na internet n tem muita referencia meu TCC vou fazer um abrigo para cão. emaill: ale_goncalves13@hotmail.com Obrigada

  11. Oi Andie, estou pesquisando para meu tcc de arquitetura.. vou fazer uma Clínica Pública para Animais e to procurando referências para meu artigo, você pode me enviar seu trabalho para me ajudar como base para alguns dados? Estou tendo dificuldades para montar uma porcentagem com relação de animais abandonados, animais por cidade.. você tem algum estudo aí com relação a isso? Só encontrei informações vagas em artigos acadêmicos de veterinária, se tiver algo e puder me ajudar, vai ser bacana!

    Meu email: rafinhaisis@hotmail.com

    1. Rafa, acho que achar esses números é mesmo que acertar na loteria. Eu achei um estudo vago na minha cidade 🙁 .. a partir dele estimei um crescimento e sugeri. Enfim… te digo que sempre será uma suposição… porque ninguém sabe ao certo. Triste né? Abç

  12. Boa noite!
    Adorei seu blog, parabéns…
    estou fazendo meu tcc, sobre um hotel e creche para cães e gatos, você poderia me ajudar?
    obrigado
    Bete

  13. Oi, estou usando teu projeto como referencia para fazer meu TCC, mas não achei a localização dele. se poderes me enviar alguns dados agraço.

  14. Boa Tarde Andie,

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo projeto, ficou lindo!!!

    Sou estudante de arquitetura e estou preparando meu tcc, estou fazendo um projeto voltado para animais, mas estou encontrando muita dificuldade em encontrar referencias para realizar o projeto!! Pesquisando na internet por sorte consegui encontrar se site, e vi em seus posts que você está se disponibilizando para tentar ajudar muita gente, o que eu acho muito legal ( vi que você está disponibilizando seu projeto para ajudar ), gostaria de saber se você poderia me ajudar com isso também? passando seu projeto para eu poder ter a referencia de dimensão de tudo ( DWG ou PDF ) e se possível o 3D para poder pegar alguns blocos que você utilizou e também ver os materiais usados nele!

    desde agradeço

    OBS: a ajuda que você está dando para outros ( e espero que para mim também, rsrsrs ) com certeza é de grande valia!!

  15. Andie, muito bom o seu projeto! Estive pesquisando sobre meu tema de TFG na internet (Abrigo para animais abandonados) e apareceu seu blog, muito interessante. Tentei entrar nos links das referências que você colocou, mas não está indo (acho que foram desativados, sei lá). Se puder me enviar por email, agradeço muito.
    Parabéns pelo seu trabalho!

  16. oi Andie, parabéns pelo seu projeto, eu fiquei muito interessada em pegar algumas das referencias q você utilizou para concluir a sua pesquisa. As referencias que você já tinha disponibilizado a cima não constam mas no ar, tem alguma outra q você possa me indicar. Se possível me envia uma email: rhayssalira@gmail.com

  17. Olá, também estou fazendo meu tfg com um tema parecido…
    eu tentei entrar nos links de referência que voce citou, porem nao consegui.
    você teria algum site, livro.. que possa me indicar para eu começar meus estudos?
    desde já agradeço!!

    1. Oi Raquel, tudo depende do tema que você escolher. Se será um resgate, se será uma reabilitação, um centro de zoonozes, um simples canil-alojamento… cada um deles possui um objetivo diferente, e claro, possuem peculiaridades inerentes ao manejo de cada população canina abrigada. Se você for tratar de comportamento canino, aconselho você a ler livros que falem do tema: A cabeça do cachorro, CãoSenso…assim você será capaz de pensar como evitar brigas, desafetos entre eles (se você tiver tempo é claro). O restante é identificação das dimensões corretas, dos materiais a serem usados – prestando atenção aos pisos laváveis e antiderrapantes na áreas de maior permanência deles – cães e gatos costumam fazer xixi e coco 🙂 . Boa sorte 🙂

  18. Andie, muito obrigada pelas dicas
    Estou pensando em fazer um centro multiuso, onde possa ter tudo em um lugar
    Clínica médica, lazer ( principalmente no dia dia ter onde os donos deixarem os animais enquanto trabalham, pra não ficarem o dia sozinhos em apartamentos por exemplo) além de um centro de reabilitação ! Vou estudar esses links e os livros!! Obrigada de novo

  19. Oie Andre… Estou finalizando o meu tfg com o tema Abrigo Para Cães (pelo amor que tenho pelos mesmos). Você poderia me ajudar? Dar algumas dicas a mais? Acabei de achar o seu link entre as minhas pesquisas, e vi que quase tudo sem enquadra no que estou desenvolvendo.

    aguardo o seu retorno.
    Grata
    Kenya Cordeiro

  20. estou tirando minha licenciatura em biologia e amaria expor o seu projeto aki em buzios e cabo frio, axo que todo municipio deveria ter um..parabens Andie.

    1. Oi Marcello, eu não envio o meu trabalho. Eu acredito que os detalhes expostos aqui no post são suficientes para compor um estudo de caso de uma pesquisa de um arquiteto, por exemplo. Boa sorte no seu TCC 😀 … abraço

  21. Olha se não se incomodar gostaria de ter uma cópia do seu trabalho para meu TCC em biologia tambem se for possivel logico e as referencias.obrigado Andie

  22. Olá Andréia, parabéns pelo seu trabalho! Muito show!
    O meu tema é muito parecido com o seu.
    Gostaria de saber, quais foram os programas que você utilizou, desde as plantas até os renders… Gostaria de saber, por causa dos animais nas imagens, você possui alguma família de animais que possa compartilhar..

    Obrigada!!!!

    1. As plantas foram feitas em CAD. Há blocos de animais, inclusive grátis nos bancos de blocos na internet.
      A maquete em sketchup. O render foi um amigo que fez – os dogs foram inseridos no photoshop. 😉

  23. Boa Noite, irei fazer meu tcc relacionado á um abrigo de animais, porém quero fazer algo diferente, que pudesse integrar o bairro com os animais e uma forma de conscientização da população! Olhei o seu TCC e achei muito interessante, em busca de referenciais encontrei o Tierheim Berlin – Alemanha, porém preciso das plantas baixas que não encontrei, será que você poderia me passar seu trabalho e dicas de referenciais que eu possa usar ? Internacionais e Nacionais ?

    e-mail: renata.custodioo@hotmail.com

  24. Oi Andie!
    Tudo bem ?
    Minha westie esta com 8 meses, a pelagem esta grande, mas não vejo que esta suficiente para fazer a tosa da raça, mas ao mesmo tempo não queria tosa ela por completo e perder os pelos que estão se formando na “saia”, o que eu faço ? Ela esta com as costas muito peluda e com calor … pensei em fazer a tosa da raça mesmo assim.
    Tem algum lugar no ABC que você possa me indicar para fazer a tosa da raça (com a maquina mesmo)?
    Qual produto de hidratação para os pelos você pode me indicar ?
    Muito obrigada, espero que você possa me ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend